Apesar do frio dos últimos dias, como, por exemplo, na sexta-feira, quando os termômetros chegaram a registrar 2°C, o final de semana será de temperaturas amenas. A previsão é de que o sol predomine tanto no sábado quanto no domingo. Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, devido a entrada de um ar frio na última quinta-feira o sábado irá amanhecer ainda com temperatura baixa. A mínima está prevista para 06°C. Entretanto, no decorrer a temperatura entra em elevação e pode chegar a 22°C.
No domingo o dia ainda permanece com sol, mas aos poucos as nuvens começam a aparecer. Uma frente fria associada a uma área de instabilidade avança pelo sul do estado, mas ainda não há previsão de chuva. A temperatura oscila entre 08°C e 26°C.
Já na segunda-feira a área de instabilidade chega à região no final da tarde e deve ocasionar pancadas de chuva forte e rajadas de vendo de intensidade moderada. A temperatura fica entre 12°C e 26°C. “Como a chuva só vai chegar ao final do dia vamos ter aquela sensação de tempo abafado. Logo no início da noite já vamos sentir a temperatura em ligeiro declínio”, alerta Sampaio.
Na terça-feira o dia continua instável, podendo ter períodos de melhoria. A temperatura não oscila muito, ficando entre 10°C e 16°C.
Já no feriado de Sete de Setembro o dia vai amanhecer ainda com nebulosidade. “Ainda poderemos ter garoa ou formação de nevoeiro ao amanhecer, mas a chuva deve parar”, destaca. A temperatura cai oscilando entre 06°C e 15°C.
Volume de chuva:
Sampaio faz algumas observações em relação a quantidade de chuva dos últimos meses. A soma de volume de chuva dos meses de julho e agosto resulta em 594 mm. O volume representa um terço da média prevista para todo o ano. Somente em agosto foram 254 mm, cerca de 53% a mais da média, que é de 165,7 mm. Durante o ano já foram registrados 1656 mm, ou seja, 93% da média, que é de 1980 mm.