A Arquidiocese de Passo Fundo irá realizar no dia 11 de setembro uma celebração de Crisma onde 1.560 jovens irão receber a confirmação do batismo. Serão 10 padres e três bispos crismando os adolescentes. Mais de 115 catequistas ajudaram no processo de formação. A informação é de um dos organizadores do evento, o Pároco da Paróquia São Cristóvão, Wilson Lill.
Todas as 13 paróquias da Arquidiocese irão trazer os seus crismandos para participar da celebração. O evento inédito está acontecendo para comemorar o ano do Espírito Santo. Em 2009 foi comemorado a no do batismo e no ano passado o da Eucaristia. “Por isso, a grande fusão do Espírito Santo para se fazer cumprir a palavra que diz: Veio gente de todos os lugares do mundo e o texto sagrado diz que foram três mil que aderiram à fé naquele dia”, explicou o padre.
A cerimônia está marcada para iniciar às 09h30 e tem o término previsto para às 11h30. O anel inferior das arquibancadas do ginásio será ocupado pelos crismandos e padrinhos. O superior, que comporta quatro mil pessoas, ficará disponível para os familiares. “Estamos alertando para as pessoas que queiram participar cheguem mais cedo, porque, senão, correm o risco de assistir a cerimônia de pé, infelizmente” A previsão é que oito mil pessoas compareçam ao local. “Os adolescentes estão adorando. Conversei com os da minha Paróquia e falei para imaginarem que na crisma deles deverá ter mais pessoas do que no show do Luan Santana. Eles ficam muito empolgados”, ressaltou.
Os mais de mil crismandos de preparam para confirmar o batismo pelo Espírito Santo durante quatro anos. A maioria das Paróquias trabalha no primeiro ano a iniciação, no segundo a Eucaristia, no terceiro Perseverança e no quarto a Crisma. “Quando a criança é pequena os pais escolheram o caminho de Deus. Agora, ela já consciente, ela confirma o batismo. A partir dali a Igreja considera os jovens como adultos na fé e eles escolhem o movimento juvenil que eles querem seguir”, explica.
Padre Wilson conta ainda que ao final da celebração serão largados balões com algumas sementes dentro. O objetivo é que as sementes germinem onde caírem. “Assim também como o crismando, que para onde ele cair no mundo, ele possa produzir fruto”, conclui.