Quem estava acostumado com lojas e mercados abertos no feriado terá que se precaver amanhã e antecipar as compras, porque todo o setor do comércio estará com as portas fechadas no dia 7 de setembro. “Todos os feriados nacionais, estaduais ou municipais só pode abrir se estiver na convenção coletiva, quer dizer, o sindicato tem que sentar com a patronal e acordar o calendário, fazer as folgas, de acordo com o que está na convenção”, explica o diretor do Sindicato dos Empregados no Comércio, Tarciel da Silva.
Conforme ele, existe uma lei do ano de 2008, do governo Lula, que diz que para trabalhar no feriado, mesmo com a permissão da legislação, como é o caso de Passo Fundo, onde o horário é livre, é preciso estar de acordo com a convenção coletiva. “Não tivemos ainda a convenção deste ano. Nossa data base é abril, e aí já fizemos algumas manifestações, passeatas e estamos mais uma vez chamando a patronal para uma negociação, enquanto isso não ocorre, ficamos na lei: não pode abrir, não só as lojas, como os mercados”, explica.
Para o feriado do dia 20 de setembro, a situação é semelhante. “A patronal tem que sentar com a gente para tentarmos discutir a convenção coletiva. Vamos negociar, mas se isso não acontecer, serve o que foi definido no ano passado, que não pode abrir. O dia 7 não estava na convenção do ano passado. Na negociação podem ser discutidos todos os feriados e definidos em quais pode e quais não pode abrir”, salienta.
Este ano, a categoria está reivindicando piso de R$ 720, R$ 10 de vale alimentação por dia e ampliação da licença-maternidade para seis meses.
Veja como serão os horários no feriado
* Lojas: não abrem
* Mercados, supermercados e hipermercados: não abrem
* Shopping: as áreas de alimentação e lazer do shopping Bella Città funcionarão das 11h às 22h
* Cinema: no Shopping Bella Città vai funcionar nos horários designados anteriormente. No Bourbon Shopping estará fechado
Telefones de emergência
190 - Brigada Militar
193 - Corpo de Bombeiros
197 - Polícia Civil
198 - Comando Rodoviário da Brigada Militar
181 - Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança
0800-518-518 - Denarc, para denúncias envolvendo tráfico de drogas. Atendimento 24h