Os alunos da rede municipal degustarão comidas da culinária do Rio Grande do Sul durante a semana farroupilha. Antes de entrar na sala de aula, eles experimentarão o café de chaleira, bolinho frito e cueca virada. No almoço e no jantar, o cardápio será carreteiro de carne, feijão mexido, arroz farroupilha, farofa de repolho com linguiça e saladas. A sobremesa será Chico balanceado.
O coordenador de Nutrição Escolar, Cláudio Canal explicou que as instituições de ensino escolheram um dia da semana farroupilha para desenvolver o cardápio. Essa é a primeira vez que a atividade será realizada no município. “É uma maneira de cultuar a tradição gaúcha e despertar nos alunos o interesse pela história”, disse Canal.
A estimativa é atingir cerca de 15 mil alunos da rede municipal presentes nas 36 escolas de ensino fundamental, nas 26 de educação infantil e nas três do EJA . Segundo Canal, não haverá custos extras. “Só mudará o cardápio, porque os gêneros alimentícios usados serão os mesmos. Houve apenas um incremento de carne em cubos, farinha de mandioca, farinha de trigo, fermento e ovos. Fritura não é utilizada no cardápio, mas os bolinhos serão uma exceção. É apenas uma vez no ano”, justifica o coordenador de nutrição.
As merendeiras receberam orientações sobre o Kit Farroupilha para preparar o cardápio que será diferenciado para as escolas de educação infantil.