O ar seco se afasta e a área de instabilidade deixou a região ainda na sexta-feira. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, o final de semana deve ser de tempo seco, embora com possibilidade de céu encoberto. Segundo o observador meteorológico, a alta nebulosidade registrado na noite de quinta e início de sexta-feira está relacionada à passagem de uma área de instabilidade que predominou nos últimos quatro dias, associada a alta umidade relativa do ar. “O nevoeiro registro nesta madrugada (de quinta para sexta) chegou a reduzir a visibilidade a zero”, informa Sampaio.
Conforme os dados da Embrapa Trigo, para o sábado a previsão é de dia claro a parcialmente nublado, com temperaturas variando entre 10 e 22°C. No domingo pode ocorrer um leve declínio, com mínima de 10°C e máxima também de 22. Já o início da semana deve registrar a entrada de uma forte massa de ar quente e seco, que predomina até sexta-feira.
“Na segunda-feira a temperatura pode baixar a 8°C, esfriando um pouco, o que também é uma característica deste período de transição do inverno para a primavera e a máxima prevista é de 23°C”, informa Sampaio. Na terça a variação de temperatura deve ser a mesma do dia anterior, com céu claro a parcialmente nublado. De quarta a sexta-feira as imagens de satélite revelam predomínio de sol com poucas nuvens e os termômetros registrando mínimas de 12 a 14°C e máximas de 28 a 30°C. “Estas são temperaturas bem características da primavera”, comenta.
Chuvas acima da média
“Nesta sexta-feira estamos já com 11% da média mensal, o que está dentro da característica”, comenta Sampaio. Em setembro já choveu 25 milímetros, sendo que a média do mês é de 206,8mm. Mas, para o observador o que chama a atenção é a grande quantidade de chuvas registrada desde o início de julho. “Em 70 dias foram 620mm, isto significa um forte impacto hídrico nas lavouras. ”