Cerca de 50 mil processos foram transferidos para o novo prédio do Fórum. Os últimos detalhes no acabamento e instalação de móveis deverão ser finalizados até domingo (18). A mudança foi realizada durante essa semana por alguns servidores e por uma equipe especializada do Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RS). A cerimônia de inauguração será no dia 23 de setembro, às 18h e contará com a presença do presidente do TJ, Léo Lima, a Corregedoria e autoridades locais.
A diretora do Fórum, a juíza Lizandra Vilarroel informou que o funcionamento das novas instalações inicia a partir dessa segunda-feira. “As pessoas já podem entrar pelo acesso na rua Coronel Chicuta, mas quem entrar equivocadamente pela General Neto poderá utilizar a passarela interna que liga os dois prédios”, explicou Lizandra.
Todos os móveis do novo prédio foram projetados sob medida para receber os milhares de processos. Foram transferidos além dos processos, livros e equipamentos eletrônicos. A diretora do Fórum disse que os documentos possuem identificação e por isso é muito difícil serem extraviados.
As obras para a ampliação do Fórum iniciaram no final de fevereiro de 2008. A inauguração foi adiada várias vezes. A área construída total é de 6.885 m², com um custo estimado em cerca de R$ 8,5 milhões.