Seminário discute violência sexual contra crianças e adolescentes

Somente neste ano a Sami já atendeu 120 casos de abusos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Sociedade de Auxílio à Maternidade e à Infância – Sami – está realizando hoje um Seminário para debater questões sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. O evento, que acontece no centro de eventos do Colégio Notre Dame, preencheu todas as 500 vagas de inscrições. Segundo a presidente da Sami, Laura Bordignon, a maioria dos inscritos são professores e a outra parte psicólogos, assistentes sociais, universitários, enfermeiros, conselheiros tutelares, agentes comunitários de saúde, médicos, advogados. “Isso mostra o interesse da comunidade no enfrentamento da violência contra a criança e adolescente. Fizemos um levantamento e temos 50 cidades da região participando do seminário”, destaca.

A presidente explica que o objetivo principal do seminário é trazer mais esclarecimentos do que é a violência sexual, como é que ela se processa, dos riscos que as crianças estão expostas e, principalmente quebrar o mito de que só quem abusa é alguém desconhecido vítima. “A experiência tem nos mostrado que a grande maioria dos abusadores são pessoas que convivem próximo dela. Muitas vezes são pessoas de dentro de casa, com grande relação de afeto e que deviam estar dedicadas a protegê-la”, ressalta.

Laura revela que somente neste ano o Cpia, que é um órgão dentro da Sami que trabalha com o atendimento das crianças vitimizadas, já atendeu 120 casos. A maior parte de Passo Fundo. Segundo a presidente o número de atendimentos a esses casos tem crescido se comparado com os últimos anos. “Ficamos até na duvida se é por ter mais casos ou se é porque agora as pessoas estão denunciando mais. Nosso objetivo é que as pessoas denunciem cada vez mais”, enfatiza.

Para isso o Seminário traz duas palestrantes para dar um esclarecimento mais capacitado para os participantes. A primeira palestra está marcada para às 09h e será ministrada pela psicóloga Betina Tabajaski. A profissional trabalha hoje no Juizado de Infância e Juventude de Porto Alegre. Ela abordará os conceitos e dinâmicas do abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Pela parte da tarde o grupo de teatro Timbre de Galo irá encenar uma peça escrita especialmente para o evento e que também abordará o tema.

Em seguida será proferida uma palestra pela Dra. Carme Welter, psicóloga da Procuradoria Geral de Justiça do Estado. “Ela irá falar sobre as crianças vítimas de violência e as lembranças dessas crianças a respeito da violência sofrida”, destaca Laura.
O Seminário é uma realização da Sami e conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Comdica.

Gostou? Compartilhe