A Jornadinha Nacional de Literatura está entre os finalistas do 14º Prêmio Educação RS, edição 2011. A premiação é organizada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) e reconhece ações e educadores em três diferentes categorias: Projeto, Instituições e Profissionais. Os vencedores serão escolhidos pelos professores sócios do Sinpro/RS, por meio de votação eletrônica direta, até 05 de outubro.
A Jornadinha de Literatura, que chegou em 2011 a sua 6ª edição, é o espaço voltado para o público infantil na Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. Seu propósito é estimular a leitura, a imaginação e o desenvolvimento dos participantes. Em seis edições, foram mais de 120 escritores que passaram pelas lonas do Circo da Cultura. A Jornadinha acontece simultaneamente à Jornada, bianualmente, sendo realizada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em parceria com a Prefeitura Municipal.
Segundo os organizadores do prêmio, desta vez não será possível votar pelo site, mas pelo link exclusivo que os associados receberam via newsletter, vinculado ao número de matrícula. A Comissão Organizadora entende que este é um importante momento a ser valorizado pelos professores da UPF e instituições particulares, associadas ao Sinpro – acessar link recebido por e-mail.
O prêmio
Instituído pelo Sinpro/RS, o Prêmio Educação tem como objetivo estimular e valorizar profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania. A entrega do troféu Pena Libertária aos vencedores será feita em solenidade no dia 14 de outubro, no átrio do Santander Cultural (Siqueira Campos, 1125), às 19h, em Porto Alegre.
São finalistas do Prêmio Educação 2011 como projetos, a Jornadinha Nacional de Literatura (Passo Fundo); a Mostra de Ciência e Tecnologia (Novo Hamburgo); e a Viagem ao Túnel do Tempo (Candelária). As instituições que concorrem são Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - CAIC (Rio Grande), pertence à Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Fundação Thiago de Moraes Gonzaga (Porto Alegre) e o Instituto de Educação Ivoti – IEI (Ivoti). Por último, na categoria Profissionais, concorrem Iván Izquierdo, médico e doutor em Medicina (Farmacologia) pela Universidade de Buenos Aires; Getúlio Renato da Silva Fagundes, diretor Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcírio Goulart Loureiro, de Porto Alegre; e Rosana Rego Cairuga, professora há mais de 20 anos no Colégio Santa Inês, em Porto Alegre.
Jornadinha entre os finalistas do Prêmio Educação RS
· 1 min de leitura