Alimentação balanceada garante produção de leite e saúde animal

Estação técnica da Agrotecno Leite explica forma correta de preparar silagem e como utilizá-la como complemento energético para o gado leiteiro

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A alimentação adequada do gado leiteiro permite o crescimento e a manutenção do potencial produtivo. Além da quantidade, é preciso se observar o que o animal necessita e o que é oferecido a ele.  Energia, fibras e proteína são alguns dos compostos fundamentais que podem ser oferecidos com uma alimentação equilibrada com pasto verde e silagem. Na Agrotecno Leite 2011 uma estação coordenada pela Emater explica como utilizar o alimento conservado e também a melhor forma de preparo.
Conforme o técnico agrícola da Emater de Tapera Clari Pierezan Pereira no processo de silagem de milho é preciso cortar o produto no ponto adequado. “É necessário um milho que esteja com um grão farináceo, com um teor de umidade não tão elevado, porque isso vai facilitar a compactação, e é onde se tem a melhor concentração de energia”, destaca. O objetivo da silagem é justamente o de oferecer energia aos animais para evitar que eles utilizem as reservas do corpo durante o período de lactação.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já!  www.onacional.com.br/assinaturas

Gostou? Compartilhe