Há um ano a Escola Redentorista Instituto Menino Deus teve a criação da primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) através de uma iniciativa municipal. De lá para cá, o local tem sido referência em preservação ambiental, além de envolver os alunos em sua conservação e estudos.
Este ano, por exemplo, os alunos foram desafiados a elaborar um logotipo para a RPPN Instituto Menino Deus. A imagem que vai representar a reserva foi escolhida entre desenhos elaborados por alunos da instituição. Foram recebidos 20 trabalhos. Desses, quatro foram premiados. A proposta escolhida foi da aluna Hérica de Matos Frandoloso, estudante do 1º ano do Ensino Médio. Receberam destaque, pela criatividade, os trabalhos de Isabelle Ranzolin da 8ª série, Leonardo Vincensi da 7ª série e Vinícius Benin da 6ª série. Todos os alunos que participaram serão premiados com uma confraternização na RPPN Maragato.
A reserva
A Reserva Particular do Patrimônio Natural Instituto Menino Deus (RPPN Instituto Menino Deus), criada em 17 de julho de 2010, foi a primeira RPPN Municipal do Rio Grande do Sul criada através da uma lei municipal, que é a de nº 4561 de 16 de janeiro de 2009, que regulamenta a criação de reservas particulares em Passo Fundo. Uma iniciativa que demonstra o comprometimento da instituição com a conservação da natureza, uma vez que as RPPNs são consideradas estratégicas para a ampliação das áreas protegidas no Brasil. A área preserva um fragmento florestal urbano, muito próximo do centro da cidade. Protege importantes nascentes formadoras do Rio Jacuí, além de uma diversidade de plantas e animais.
Passado um ano desde sua criação, o desafio da instituição é buscar incentivos e parcerias junto ao poder público e iniciativa privada para gestão da unidade de conservação, uma vez que se faz necessário a elaboração do Plano de Manejo. Este é um documento técnico que irá determinar as futuras ações da RPPN, sua estruturação, projetos e programas.