Agrotecno Leite reúne 1,2 mil bebedores de leite

Crianças de seis a 11 anos participaram da primeira edição do projeto Beba Leite

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O primeiro alimento das pessoas muitas vezes é deixado de lado durante a adolescência e a idade adulta. O baixo consumo de leite entre jovens de 16 a 21 anos motivou a organização da Agrotecno Leite 2011 a realizar o projeto Beba Leite. Mais de 1,2 mil crianças de seis a 11 anos participaram da iniciativa durante os três dias de evento.

Conforme a coordenadora Roberta Borges o projeto iniciou com os pequenos para que o consumo de alimentos lácteos possa ser cultivado ao longo da vida adulta. “O projeto surgiu dessa necessidade e atingindo as crianças também vamos atingir os adolescentes na medida em que elas forem crescendo e adotando isso como hábito de vida saudável”, justifica. O projeto contou com cinco espaços que iniciaram com a ordenha das vacas, o caminho que ele percorre da fazenda ao supermercado, a transformação do leite em iogurte, o espaço da saúde que fala sobre a importância do leite na alimentação e o espaço do consumo consciente com o minimercado.

Minimercado
Durante a visita ao minimercado os pequenos recebem cédulas monetárias fictícias chamadas de Mamás. Com os Mamás em mãos eles podem observar os diversos produtos que estão nas prateleiras e geladeiras e escolher um produto derivado do leite para levar para casa. “Nesse local elas encontram produtos de variados segmentos e devem identificar os produtos lácteos, fazer o cálculo para saber o que elas podem gastar”, resume Roberta.

O espaço é o preferido das crianças. O pequeno Josué dos Santos de oito anos é um dos que se encantou com o mercadinho. Ele veio de Coxilha com a escola Pantaleão Thomas para a Agrotecno Leite. Entre as coisas que ele mais gostou: os iogurtes. “Não sabia como era feito”, disse. De Mato Castelhano, os amigos Matheus Palma, Juliano James, Leonardo Oliveira e Gustavo de Souza Silva estavam com o grupo da escola Jorge Manfroi. Além das máquinas, os iogurtes também chamaram a atenção deles. “Consegui achar o que era feito de leite”, conta Matheus sobre a passagem no mercadinho.

Leite achocolatado
A Italac foi a empresa responsável pela distribuição de leite achocolatado no mercadinho. Até a manhã de sexta-feira já haviam sido distribuídas mais de 200 caixinhas do produto. O produto também foi o escolhido pelo pequeno Josué dos Santos. No estande da empresa na feira foi apresentada a linha de produtos lácteos com os quais trabalha.
Para a professora Sandra Chies da escola Jorge Manfroi de Mato Castelhano o projeto se justifica pelo fato de as crianças estarem perdendo o hábito de consumir alimentos saudáveis. “Acredito que a partir de uma iniciativa assim se tenha melhoras no consumo de novos produtos e que eles também saibam passar para os pais, amigos e irmãos a importância de se alimentar adequadamente para ter um bom desenvolvimento e aprendizado", avalia. Ela ainda sugere que as escolas também se insiram à iniciativa para poderem oferecer merendas mais balanceadas aos estudantes.

Em 2012
Para o próximo ano, a inclusão de crianças e escolas na Agrotecno Leite terá uma nova oportunidade. Conforme Roberta, a organização já pensa em criar a cidade do empreendedor. “Terá zona rural e urbana e trabalhará a temática leiteira. Vamos criar parcerias com empresas de diversos segmentos para desenvolver esse projeto”, antecipa Roberta.

Gostou? Compartilhe