Termômetros atingem 31°C

Chuva volta à região e faz com que temperatura decline novamente

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quem estava com saudade do calor e está curtindo a temperatura dos últimos dias. Na quinta-feira os termômetros chegaram a atingir os 31°C. Essa temperatura alta não era registrada desde o dia 16 de março deste ano. A madrugada dessa sexta-feira também foi agradável. Com a mínima em 17,5°C, enfim os cobertores puderam ser dispensados. Ás 10h30 de sexta-feira os termômetros já atingiam 28°C. “Essa temperatura alta é somente a primeira que tivemos da primavera”, diz o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio.

Entretanto, no final de semana o tempo muda. Segundo Sampaio uma forte área de instabilidade, com nuvens carregadas, deve chegar a região entre a noite de sábado e a madrugada de domingo. “As condições climáticas serão favoráveis a ocorrência de pancadas de chuva, por vezes forte, com rajadas ocasionais de vento de intensidade moderada a forte. Não se descarta ainda a queda de granizo em áreas isoladas”, diz.

Apesar da previsão de chuva para a noite, o primeiro dia do mês de outubro ainda será marcado pelo calor. A temperatura oscila entre 17°C e 25°C.

Já o domingo deve amanhecer com chuva de fraca intensidade. A tendência é que no decorrer do dia ela pare e já durante tarde o sol volte a surgir entre as nuvens. A temperatura fica entre 17°C e 24°C.

Sampaio revela ainda que no início da semana chega a região um ar seco e frio que faz com que o sol volte a predominar e a temperatura caia um pouco. Na segunda-feira a mínima pode chegar a 11°C e a máxima em 21°C.

Na terça-feira, com o predomínio do sol a temperatura volta a entrar em elevação, oscilando entre 10°C e 25°C.
Já para a quarta-feira o observador meteorológico destaca que há um indicativo para chuva, e a temperatura deve ficar entre 12°C e 24°C.

Volume de chuva:

No mês de setembro o volume de chuva ficou bem abaixo da média. Choveu somente 47,3 mm, o que representa 23% da média prevista, que era de 206,8 mm. Segundo Sampaio esse foi o mês de setembro com a menor quantidade de chuva dos últimos 31 anos.

Gostou? Compartilhe