A equipe de coordenação está preparando os últimos detalhes da segunda maior romaria do país em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. A 31ª edição da festa será realizada no dia 09 de outubro. Mais de 1,5 mil pessoas estão envolvidas na organização do evento que contará com missas, bênção da saúde e o tradicional churrasco. Essa é a primeira romaria realizada após o município ser elevado a Arquidiocese. Fiéis percorrerão cerca de oito quilômetros, com saída da Catedral, no centro de Passo Fundo, até o Santuário de Nª Sª Aparecida, às margens da ERS 153.
Um dos coordenadores, o padre Itamar Lavarda explica que a festa tem cunho espiritual e de celebração da vida. Muitas pessoas fazem o trajeto descalças, trazem fotos, flores, membros de gesso e vestem as crianças de anjos. Um dos desejos da Arquidiocese é futuramente fazer um museu para guardar esses objetos. “É uma forma das pessoas agradecerem a Deus por intermédio de Nossa Senhora Aparecida, as graças alcançadas e também de mostrar a sua devoção”, disse o padre.
As mais de 30 equipes responsáveis pela organização dividiram as tarefas para cuidar da liturgia, cozinha, cucas, saladas, bebidas, compras, churrasco, entre outras atribuições. “Estamos há dois meses fazendo reuniões e contatos. No mês de setembro fizemos as encomendas e depois começamos os preparativos locais”, revelou Lavarda.
No dia 9 de outubro haverá missa às 7h na Catedral e no Santuário simultaneamente. A procissão sairá da Catedral às 8h e a missa campal está prevista para as 10h30, na esplanada do santuário. A tarde, por volta das 14h acontecerá a bênção da saúde.
Cerca de 30 veículos de som serão utilizados durante o percurso e 60 banheiros químicos estarão disponíveis para os romeiros.
No dia 12, acontece a romaria dos motociclistas, taxistas, cavaleiros, que também prestam sua homenagem a Nossa Senhora Aparecida.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas