A greve dos bancários ainda não tem previsão de ser encerrada. Enquanto a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não apresentar uma proposta considerada satisfatória pela categoria a paralisação se mantém e as tratativas para fortalecimento do movimento continuam. Após uma semana de fechamento de milhares de agências no Brasil, nenhuma proposta satisfatória foi apresentada pelos bancos.
De acordo com coordenador geral do Sindicato dos Bancários Nelson Antônio Fazenda até ontem a Fenaban não havia se manifestado com uma nova proposta de atendimento às reivindicações da categoria. “A última proposta apresentada por eles foi no dia 23 de setembro onde os banqueiros ampliaram de 7,8% para 8% a questão relativa ao índice de reajuste salarial, e não avançaram em outras questões importantes”, lembra. Em Passo Fundo entre 250 a 300 bancários estão paralisados. Estão fechadas as três agências da Caixa Econômica Federal (CEF), três agências do Banrisul sendo que a agência da Avenida Brasil no centro trabalha com metade dos funcionários, além de agências do Banco do Brasil. Já os bancos privados não estão fazendo greve, conforme Fazenda.
Na região estão paralisados bancos em Lagoa Vermelha - com Bradesco, Santander, Banrisul e CEF, além de negociações com o Banco do Brasil. Em Tapejara e Sananduva o Banrisul mantêm-se na greve com o compromisso da CEF das duas cidades aderirem ao movimento.