O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, do governo federal, será implementado no município de Passo Fundo, através da 7ª Coordenadoria Regional de Educação e tem como público-alvo estudantes de ensino médio da rede pública estadual.
O coordenador Adjunto da CRE, Israel Kujawa, explica que o Pronatec é um programa do governo federal e visa diminuir o déficit que existe hoje de mão de obra qualificada. “Nos coube uma ação especifica para Passo Fundo, através de uma parceria entre Senac e Senai e, teremos ainda este ano, 321 vagas para curso de qualificação na cidade nas mais diversas várias áreas”, salienta Kujawa. Além de Passo Fundo, o Pronatec vai beneficiar 177 alunos em Guaporé e 294 alunos em Marau, num total de 792 beneficiados nas três cidades.
Dentre as áreas contempladas estão os cursos de soldador, eletricista predial e industrial e encanador predial e industrial. Os cursos são gratuitos e estão voltados para alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio.
O cronograma de divulgação nas escolas de Passo Fundo, Marau e Guaporé, inicia na próxima terça-feira, 04 de outubro, pelos Instituto Cecy leite Costa, a partir das 8 horas. Serão nove encontros abrangendo 17 escolas, dessas 14 são de Passo Fundo. As inscrições abrem a partir do dia 10 e seguem até 20 de outubro, nas escolas. Os cursos iniciam em novembro de 2011 e se estendem até inicio de 2012. As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-Senac e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-Senai.
Pronatec
O Pronatec é um novo programa do Governo Federal para a educação profissional do ensino médio e técnico. Criado através do projeto de Lei 1209/11, o programa visa aumentar a oferta de cursos profissionalizantes e de qualificação no país, universalizando as possibilidades de acesso ao ensino técnico profissionalizante, possibilitando ao jovem a frequência a cursos técnicos bem como a formação de profissionais para o mercado de trabalho utilizando a estrutura das redes públicas.
O programa integrará as demais ações do Ministério da Educação complementando os programas já existentes voltados para o ensino superior (Fies, Prouni e Enem) tendo inclusive a participação do Fies cujo financiamento se estenderá ao Pronatec para financiamento de cursos técnicos em instituições de ensino técnico pagos. O BNDES também participará do Pronatec financiando o acesso dos estudantes aos cursos oferecidos pelas entidades do Sistema S, (SESC, SESI, SENAI e SENAC).