Chuva retorna à região

Apesar do tempo nublado, temperatura se manterá agradável

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Apesar da massa de ar frio e seco que entrou na região no início da semana, uma área de instabilidade se aproxima e traz de volta a chuva. Na segunda-feira os termômetros chegaram a registrar 7,5°C durante a madrugada e já durante a tarde atingiram os 26°C. Mas, segundo observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivengdonei Sampaio, apesar da chuva, as temperaturas vão continuar agradáveis no final desta semana. A tarde de quarta-feira foi de céu encoberto e com a presença de nuvens carregadas, já demonstrando a chegada da área de instabilidade. Para essa quinta-feira a previsão é de pancadas de chuva em áreas isoladas de rápida passagem. A temperatura fica entre 15°C e 26°C. Na sexta-feira o tempo não muda muito. Ainda deve chover um pouco durante o dia e a temperatura oscila entre os 16°C e 28°C.

Já no sábado a área de instabilidade ganha força com a presença de nuvens carregadas e, de acordo com Sampaio, deve chover uma quantidade mais significativa. “A chuva deve ser como a do sábado anterior, quando choveu 25,5 mm, ou até mais”, diz. Também estão previstas rajadas de vento de intensidade moderada a forte e não está descartada a ocorrência de queda de granizo.
Até a tarde de ontem o mês de outubro já tinha registrado 25,5 mm de chuva. “Essa quantidade já representa 54% do que choveu no mês de setembro, que foi somente 47,3 mm”, diz o observador. A média do mês é de 167,1 mm.

Insolação
Com a chegada da primavera os dias começam a ficar mais longos. “Essa é uma característica por a terra ficar sobre uma presença maior do sol”, explica. Já no início de outubro foram registrados 10 minutos a mais de insolação. Essa quantidade pode aumentar em duas horas a mais por dia até o dia 22 de dezembro, data que inicia o verão. “Por isso o horário de verão, que inicia no próximo dia 16”, conclui.

Gostou? Compartilhe