A previsão é de instabilidade. Depois das temperaturas elevadas de quinta e sexta-feira que chegaram a 31ºC, a chuva deverá predominar no final de semana. Segundo o observador meteorológico da Embrapa, Ivegndonei Sampaio, no sábado uma frente fria com nuvens carregadas provocarão pancadas de chuva forte,descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade moderada a forte. O clima continuará quente e abafado. Não está descartada a possibilidade de queda de granizo em pontos isolados. A temperatura mínima será de 16ºC e a máxima 28ºC. No domingo, essa área de instabilidade permanece. A previsão é chuva com períodos de melhoria. Durante a noite, a temperatura entrará em declínio. A mínima será 17ºC e a máxima 22ºC.
Alerta para granizo
O Inmet prevê mudança no tempo durante o fim de semana na região Sul. A instabilidade atmosférica a partir do nordeste da Argentina, próximo ao Uruguai e Rio Grande do Sul, provoca pancadas de chuva, trovoadas e queda de granizo na região, neste final de semana. O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ainda para sexta-feira (7) era de chuva forte a moderada com descargas elétricas (raios) e eventual queda de granizo em áreas isoladas do sul, oeste, campanha e centro do Rio Grande do Sul. Segundo o meteorologista Gil Russo, do Inmet em Porto Alegre, as condições devem ser as mesmas em Santa Catarina e permanecem até sábado (8). Nos três estados da Região Sul, as temperaturas devem ficar elevadas até o início da tarde, quando estão previstos temporais. Os termômetros oscilam no decorrer do dia entre 9ºC e 32°C.
A frente fria atinge o estado com mais intensidade no sábado no final do dia, provocando um domingo chuvoso em todo o estado. Em Santa Catarina, há mais nuvens entre o planalto e o litoral do estado e já há registro de chuva fraca no litoral norte. A previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri) é
que a próxima semana comece com tempo estável em todo o estado, com predomínio de sol entre poucas nuvens devido a atuação de uma massa de ar mais seco.
Chuva volta no final de semana
· 1 min de leitura