O Jornal O Nacional é o terceiro melhor jornal do interior do Rio Grande do Sul, segundo o Prêmio Coletiva.net anunciado nesta terça-feira, em evento na ADVB. Ao todo foram 41 vencedores da edição deste ano. A cerimônia de entrega da medalha de distinção está prevista para ocorrer na primeira semana de novembro. No total, 205 profissionais, empresas, instituições, produtos e marcas foram indicados por colegiado para concorrer à homenagem. Mais de 2,2 mil questionários foram respondidos por assinantes de Coletiva.net para indicar os melhores em Comunicação e Marketing no Estado. Foram considerados válidos os votos preenchidos para todas as categorias e com identificação do assinante. O Jornal O Nacional disputou o prêmio com outros quatro jornais do interior: O Pioneiro de Caxias do Sul (1º lugar), Gazeta do Sul, de Santa Cruz (2º lugar), Diário Popular de Pelotas (4º lugar) e o Informativo do Vale (5º lugar).
Para o diretor executivo do Grupo Editorial O Nacional, Múcio de Castro Neto, a distinção representa a valorização do trabalho de toda a equipe e da história que tem o Jornal O Nacional na comunidade regional. “É muita alegria e sentimos imensa satisfação de estar entre os três melhores do interior, num Estado reconhecido pela produção de bons jornais”, disse. Segundo ele, a indicação ao prêmio e a classificação na terceira posição ganham peso ainda maior porque foram feitas por pessoas do mercado da comunicação altamente conceituadas. “Esta distinção é dedicada a todos os colaboradores que fazem o nosso jornal e é um reconhecimento pela história da empresa que está inserida há 86 anos no mercado da comunicação”, acentuou.
Entre os vencedores do Prêmio Coletiva.net destacam-se, como os mais votados nas categorias em que concorreram, o produto Ipad, da Apple, na categoria Tablet, com 75,3% dos votos válidos; o Facebook, com 75% dos votos válidos da categoria Mídias Sociais; a Opus, na categoria Eventos, com 53,1% dos votos válidos; e Ativa, na categoria Mídia Exterior/Ambiente, com 52,6% dos votos válidos.
O prêmio é promovido pelo portal em parceria com Qualidata Informações Estratégicas, com auditoria independente realizada por Levi Auditores, que supervisionou o trabalho de apuração dos resultados ocorrido na tarde da última quarta-feira, 5. Na abertura, o diretor de Coletiva.net, José Antonio Vieira da Cunha, anunciou que, a exemplo dos anos anteriores, três prêmios especiais serão concedidos pelo portal. Este ano, serão homenageados o jornalista Carlos Bastos; a empresa Capacità Eventos, parceira de Coletiva.net desde sua fundação, há 12 anos; e o Grupo Record, que figura entre os principais apoiadores do Prêmio Coletiva.net desde que foi instituído, em 2009.