Cada vez que alguém doa sangue, salva a vida de até quatro pessoas. O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo desenvolve desde março de 2011 um trabalho qualificado e de humanização no atendimento dos doadores de sangue. Para suprir a quantidade de sangue usada diariamente nas cirurgias de alta complexidade realizadas no HSVP, o serviço necessita de uma média de 60 doações diárias.
Se você tem entre 18 e 65 anos, pesa acima de 50 quilos e se sente bem pode ser um doador de sangue. No dia da doação basta se apresentar no Serviço de Hemoterapia do HSVP (rua 15 de Novembro, 6º andar) munido de documento com foto. Para doar sangue é necessário ter repousado um mínimo de seis horas na noite anterior, não estar em jejum e não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores. Recomenda-se evitar fumar pelo menos duas horas antes da doação e evitar alimentos gordurosos.
Na hora de doar, todos passam por uma entrevista, com o objetivo de dar mais segurança ao doador e aos pacientes que receberão a doação. Por isso, é muito importante que haja sinceridade nas respostas. Tudo o que o doador disser será mantido em sigilo.
Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue (AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas), usuários de drogas, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e aqueles que tiveram relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses não podem doar sangue.
Todo o sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, pasmas e outros), e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. Os componentes são utilizados em casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas, entre outros.
Atendimento
Os horários de atendimento do Serviço são: segunda a sexta-feira (8h às 12h e 13h às 17h) e aos sábados (8h às 12h – com horários agendados). Mais informações pelo fone (54) 3316-4087.
Fonte: Assecom/HSVP