Cemitérios recebem manutenção

Pintura e limpeza estão entre as ações da Divisão, antecedendo o dia de finados

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Faltando duas semanas do feriado de finados a Divisão de Cemitérios intensificou o trabalho nos locais. Uma equipe de cerca de 15 pessoas  realiza, nessas últimas duas semana, o trabalho de limpeza dos oito cemitérios de responsabilidade do município.

A coordenadora do setor responsável, Silvana Lima de Melo, diz que os trabalhos sempre são intensificados no mês de outubro para quando chegar o feriado tudo esteja em perfeita ordem. “Primeiro estamos realizando a limpeza. Já passamos pelo cemitério da Petrópolis, Ribeiros, São Miguel e Santo Antônio. Depois de fazermos a limpeza do restante, que creio que terminemos essa semana passaremos para a etapa da pintura”, diz. Os funcionários realizam a pintura dos cordões, das entradas e em certos túmulos fazem a reposição da lage. Depois passam para a terceira etapa que é a manutenção dos vasos de flores, onde é colocada areia ou brita.

Silvada destaca que são esperadas centenas de visitantes aos locais durante o dia 02 de novembro. Nos cemitérios da Petrópolis e da Vera Cruz, por exemplo, onde estão enterradas mais de duas mil pessoas, o movimento é mais intenso. A coordenadora destaca que apesar da manutenção estar intensificada ela é feita o ano todo. Cada local conta com dois ou três funcionários específicos para cuidar dos locais. “As pessoas reclamam muito dos túmulos abandonados. Em alguns a gente realiza a manutenção, mas cabe ressaltar que a responsabilidade de reforma dos túmulos é dos familiares. E isso, geralmente ocorre somente nesta época”, enfatiza.

A coordenara ressalta ainda que os familiares que desejam arrumar os túmulos e realizarem reformas maiores, como fazer o reboco, devem realizá-la até o dia 28 deste mês. Para fazer o serviço o familiar responsável deve comparecer até a Divisão do Cemitério com o alvará. Caso contrário, a reforma pode ser considerada violação.

Jardim da Colina
Silvana revela que há um projeto para reestruturação do cemitério Jardim da Colina, localizado em um dos lados da perimetral, na Vila Jardim. Nesse modela o local seria todo fechado com gavetas. “O projeto já está na Secretaria de Planejamento e esperamos que alguma empresa adote. O Jardim da Colina é um cemitério diferente, é feito num modelo ecológico”, diz. Nessa terça-feira o trabalho de manutenção deve ser realizado no local

Gostou? Compartilhe