O público que gosta de provas de motociclismo desfrutará futuramente de sombra para assistir as competições que serão realizadas nas pistas construídas há dois meses próximo ao Ginásio Poliesportivo Vitor Mateus Teixeira. As mudas de árvores nativas foram doadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. As plantas oferecerão um melhor conforto em dias de sol e também revitalizarão o local. A ação foi uma iniciativa da Associação Passo-Fundense de Motociclismo que conta com cerca de 100 integrantes.
Entre as variedades de mudas estão o ipê, cedro, jacarandá e guabiju. Elas foram plantadas as margens das pistas. Conforme o presidente da Associação de Motociclismo, Ivaelson Chiba a ação tem como objetivo valorizar o meio ambiente da área que estava abandonada. “Queremos minimizar os impactos até porque o motor das motocicletas produz barulho e também proporcionar um melhor lazer para as famílias que virão assistir as competições”, disse Chiba.
A pista de Motocross tem 1,5 mil metros de extensão e a de Veloterra possui 610 metros. O passo-fundense campeão brasileiro de Veloterra, na categoria VX 3 (acima 35 anos), Fabiano Ribeiro apoia a criação dessas pistas adequadas para competições. “Há 14 anos estou neste meio e lutamos para incentivar essa opção de lazer para quem gosta desse esporte radical. Essa também é uma maneira de coibir as competições clandestinas que oferecem insegurança”, declarou o competidor.
O secretário do Meio Ambiente, Clóvis Alves afirma que as mudas de árvore revitalizarão a área que sofreu interferência para a construção das pistas e também para preservação de corpos d’água existentes nas proximidades.