Oficina qualifica empreendedores para Fresol 2011

Evento será realizado entre os dias 28 e 30 de outubro o salão de eventos do Bourbon Shopping

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Desenvolver a economia popular, gerando renda e respeitando os princípios da autogestão são os pilares de uma nova maneira de promover a cooperação e sustentabilidade. A Economia Popular Solidária propõe relações diferentes nas trocas comerciais, com princípios mais éticos e justos, em toda a cadeia produtiva dos negócios - desde o produtor até o consumidor final.

Nesta temática, é importante que os empreendedores engajados nessa dinâmica diferenciada dos negócios sejam capazes de divulgar e expor seus produtos com dinamismo e segurança. Levando isso em conta, foi realizado na última semana uma Oficina de Formação, na Cáritas Arquidiocesana, para os participantes da Fresol, que será realizada entre os dias 28 e 30 de outubro o salão de eventos do Bourbon Shopping, em Passo Fundo.

A atividade contou com a assessoria do Sebrae. Na atividade, um consultor da entidade palestrou para cerca de 30 empreendedores sobre como melhorar o atendimento ao público e potencializar o retorno obtido com as vendas dos produtos.

Membro de um empreendimento de molduras, Pedro Fávero foi um dos profissionais que participou da atividade. Para ele, o principal ensinamento se relaciona a forma de atender os clientes e atribuir valor nos produtos. “Na oficina entendemos a diferença entre valor e preço. Uma mesma mercadoria pode ter valores diferentes, dependendo de quem vende e como é vendido”, afirma.

Com relação ao público, a oficina foi interessante para qualificar a venda dos produtos e a relação com os clientes. “Temos consumidores que desde a primeira feira voltam para comprar de novo. As pessoas que vendem precisam sempre estar com um sorriso no rosto. Isso sempre é importante e foi muito bem lembrado na oficina de formação”, completa Fávero. Segundo Marcio Mazzon, membro da equipe de coordenação da Feira, a proposta da atividade é que os participantes tenham condições de dar continuidade a ações pós-feira. “A ideia é fazer com que o espaço da feira tenha resultados imediatos enquanto venda, mas também que os expositores façam uma clientela cativa, que consuma e conheça a origem dos produtos oriundos da economia solidária”, comentou.

Fresol

A 11a edição da Fresol - Feira Regional de Economia Popular e Solidária ocorrerá de 28 a 30 de outubro no Bourbon Shopping, em Passo Fundo. A feira é um espaço destinado à exposição, integração e comercialização de diferentes produtos, como artesanato, alimentos ecológicos, confecções e produtos da agricultura familiar. Além da Oficina de Formação, acontecerá na Feira o Encontro de Oportunidades, fomentando cadeias produtivas e práticas de comércio solidário. Também fazem parte da programação um Fórum Regional para a discussão, avaliação e desenvolvimento de formatos inovadores de intervenção na cadeia produtiva da agroecologia, artesanato e produtos sustentáveis, a Mostra de Biodiversidade, exposição de arte sustentável, produtos naturais e inovação tecnológica, o Gourmet Solidário - onde serão ministrados cursos dedicados a produtos agroecológicos -, além do Prêmio FRESOL, que estimula a pesquisa, inovação e desenvolvimento na área. 

Gostou? Compartilhe