Uma programação especial de Natal está sendo preparada para alunos e comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Maria Catarina (Imac), na vila Ipiranga. Desde o início do ano, através de uma parceria com a associação de Boqueirão Legal, está sendo realizada uma capacitação com mães, onde elas aprendem a confeccionar os enfeites de Natal a partir de material reciclável.
De acordo com a professora Enielise Xavier, da comissão que está organizando o Natal, evento que está sendo chamado de Natal na Vila, a parceria está sendo produtiva. “O projeto Boqueirão Legal, pensado pelas empresas que atuam no bairro Boqueirão, amplia suas atividades e entra em parceria com a Escola Irmã Maria Catarina e promove, além do Natal Boqueirão Legal, o Natal na Vila, que é um projeto da Imac. Juntamente com a associação, estão sendo utilizadas garrafas pet para enfeitar o bairro e promover em dezembro um Natal de sonhos, através da participação de toda a comunidade da vila Ipiranga na construção de enfeites, apresentações artísticas, apresentações de corais e representação de alunos”, destaca.
Além de produzir material que servirá para enfeitar a escola, as mães estão aprendendo também a fazer outros produtos, como cestas, que poderão reverter em renda extra. Para isso, estão sendo realizadas oficinas com a professora Neri Salvão em encontros semanais. Com isso, a escola pretende resgatar o sentido do Natal nas famílias e junto aos alunos.
O Natal na Vila está marcado para o dia 7 de dezembro e deverá contar com a participação de toda comunidade. A comunidade e os alunos também devem participar das atividades do Natal do Boqueirão Legal, que serão abertas no dia 27 de novembro.
A parceria
Conforme o vice-presidente da associação do Boqueirão Legal, Carlos Damiani, a iniciativa da parceria partiu da escola, que procurou as empresas que fazem parte da entidade. Dessa forma, avaliaram a possibilidade da realização de oficinas no bairro para que as mães pudessem aprender a fazer os enfeites. “Eles nos pediram se havia a possibilidade de fazermos essa parceria e então aceitamos. Com isso, uma professora está ensinando a fazer os enfeites e outros produtos com garrafas pet para que as mulheres realmente sejam capacitadas e possam até gerar uma renda extra”, explica.
O material que está sendo utilizada é todo de doações. Para isso, tanto a associação quanto a escola pedem o apoio da comunidade passo-fundense. Podem ser doadas garrafas pet, tintas e arames. As garrafas podem ser doadas diretamente na praça do Boqueirão, onde foi colocado um cercado para a coleta deste material. Já a doação de outros materiais pode ser feita diretamente na escola.