A Secretaria Municipal do Meio Ambiente lançou nesta quinta-feira a Agenda Ambiental na Administração Pública A3 P. A ideia é sensibilizar o servidor público quanto às questões ambientais. Para o prefeito Airton Dipp, não é possível que gestores em nível nacional, estadual ou mesmo local, queiram preservar o meio ambiente, se os servidores não fizerem a lição de casa.
O projeto teve origem no Ministério do Meio Ambiente em 1999 e foi pensado a partir de questões como: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar produtos que não sejam ecologicamente responsáveis. A prefeitura de Passo Fundo firmou convênio com o Ministério em Julho de 2010. Para o prefeito, precisamos iniciar pela nossa casa. “Tenho certeza que estas ações iniciadas pelas secretarias do Meio Ambiente e da Saúde vão se estender pelas demais. Precisamos ultrapassar barreiras culturais, para que possamos nos integrar cada vez mais com o meio ambiente”, disse.
O secretário Clóvis Alves, do Meio Ambiente, comemorou: “somos o primeiro e até agora o único município gaúcho, entre os cinco mil conveniados, com o propósito de implementar ações de sustentabilidade, que se tornem políticas de governo. Quando falamos em fazer o dever de casa, estamos falando em respeitar e preservar a natureza, economizar recursos naturais, e consequentemente dinheiro público”.
Entre as ações que já estão sendo implementadas ele destaca a confecção de copos retornáveis, feitos a partir de garrafas long neck, a distribuição de cartazes e cartilhas que ensinam a respeitar o meio ambiente e a legislação municipal que determina a separação do lixo reciclável e orgânico. A Secretaria de Saúde está atuando na confecção de caixas e potes para separação de papéis e alimentos nas secretarias.
Ginástica
A próxima etapa da Agenda é a implantação da ginástica laboral, no ambiente de trabalho, em fase de testes da Secretaria de Desporto e Cultura- Sedec. Uma equipe da Saúde deverá avaliar como anda a saúde do servidor. “Vamos provocar outras secretarias para que também se engajem em favor do meio ambiente, do uso sustentável dos recursos naturais”, projetou Alves. Ao final do evento, os secretários César Bilibio, Alex Necker, Giovani Corralo, ambientalistas e representantes da Agenda 21, confraternizaram em coquetel produzido pelo Cetap - Centro de Tecnologia e Alternativas Populares, com produtos ecológicos.