A Universidade de Passo Fundo vai oferecer 3.781 vagas no vestibular de verão de 2012 em 58 cursos de graduação, abrangendo as mais diversas áreas de conhecimento. O lançamento da campanha foi feito na sexta-feira pela manhã, cujo mote será: “Vestibular UPF: preparando VOCÊ para entender o MUNDO”. A Estação Móvel UPF, uma estrutura especialmente adaptada, levará a partir de agora todas as informações do Vestibular ao público regional. A data da prova é 26 de novembro, em toda a estrutura multicampi.
Juntamente com o lançamento da campanha, abriram as inscrições ao processo seletivo. Elas devem ser feitas até o dia 21 de novembro no sitehttp://vestibular.upf.br, na Central de Atendimento ao Aluno, Campus I em Passo Fundo, ou nas secretarias dos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Soledade e Sarandi. O investimento é de R$ 25 para os treineiros e cursos do Grupo 1, e R$ 50 para os cursos do Grupo 2. Como nos processos seletivos anteriores, os cursos são divididos. No Grupo 1, os candidatos fazem somente a prova de Redação e no Grupo 2, além da Redação, respondem provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química.
No lançamento da campanha, a vice-reitora de Graduação Neusa Henriques Rocha lembrou a trajetória de crescimento dos últimos vestibulares e assegurou a instituição está se preparando para um novo recorde de inscritos. “Aliamos a tradição de 43 anos de história à modernidade, à transformação. Temos uma infraestrutura que garante boas práticas de ensino, capital humano altamente qualificado, com mais de 70% de mestres e doutores, e estimulamos nossos acadêmicos às atividades de iniciação científica, à extensão universitária e à educação continuada, por meio da pós-graduação”, justificou. A vice-reitora falou opções em todos os campi: são 33 cursos de bacharelado, 13 licenciaturas e 12 cursos superiores de tecnologia. “Queremos mostrar à comunidade que podemos ajudar a concretizar sonhos, desejos e fazer com que as pessoas possam entender melhor o mundo”, considerou. A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Lorena Geib, prestigiou o lançamento.
O vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Júnior destacou que novamente a campanha de vestibular foi desenvolvida pela Agência de Comunicação e Marketing (Agecom) e estimulou que todos possam divulgar as possibilidades oferecidas pela UPF, especialmente as relacionadas a bolsas e créditos. Além de todos os cursos estarem habilitados a oferecerem bolsas parciais e integrais pelo ProUni, estão sendo disponibilizados outros benefícios: a Bolsa Auxílio 25%, que prevê gratuidade de 25% para o curso de Enfermagem e a Bolsa FUPF, que oferece gratuidade de 50% para 17 cursos de graduação. A UPF também está credenciada a oferecer o Fies, recentemente remodelado e possibilitando ingresso contínuo permanente, com juros de 3,4% ao ano. Além deste financiamento, a instituição mantém convênios com prefeituras municipais.
Ações diversas
O coordenador da Agecom UPF Olmiro Cristiano Lara Schaeffer apresentou o conceito da campanha do Vestibular de Verão, as peças desenvolvidas e algumas ações a serem implementadas, entre elas, o Interação UPF. Para auxiliar os jovens na difícil decisão da escolha profissional, a UPF prepara novamente uma programação especial entre os dias 25, 26 e 27 de outubro, quando estará recebendo cerca de sete mil alunos de ensino médio. Além de conhecerem mais sobre todos os cursos de graduação oferecidos pela UPF, os estudantes também podem esclarecer suas dúvidas com os professores da universidade. A banda Detonautas é uma das atrações do Interação 2011. O Jornal O Nacional, através do Caderno Avesso, vai participar das atividades do Inteiração que iniciam nesta terça-feira.
Informações
A lista completa de cursos oferecidos e todos os detalhes do Vestibular de Verão da UPF podem ser conferidos no site vestibular.upf.br ou pelo Disque-Vestibular: 0800 701 8220.