Acadêmicos de diferentes cursos, principalmente da Faculdade de Artes eComunicação da Universidade de Passo Fundo (Fac/UPF) participaram deuma palestra que revelou a identidade e os sonhos dos jovens do Brasil.A atividade aconteceu na noite de quinta-feira, 20 de outubro, quantoAlexandre Miliorini Oyamada e André dos Santos Gravatá, representantesdo instituto de pesquisas Box 1824, apresentaram resultados da pesquisa“O sonho brasileiro”, que buscou ouvir e entender a primeira geraçãoglobal de brasileiros.
A pesquisa e sua motivação
Oyamada, que faz parte da equipe Box 1824, explicou que a pesquisasurgiu do desejo da empresa de desenvolver uma ação relevante deresponsabilidade social. “Buscamos formas de realizar algo pelasociedade, então surgiu a ideia de fazermos o que melhor sabemos fazer- pesquisa - só que pela comunidade”, explicou.
Em 2009 o estudo iniciou, sem viés de consumo ou fins lucrativos. Atemática veio da percepção de um momento inédito no país, que se firmacomo importante ator mundial e encontra a sua primeira geração dejovens globais, nascidos em um mundo hiperconectado. “Em 2009 o Brasilfoi eleito para sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas e saiu na capado The Economist, conquistando grande projeção no cenário mundial.Queríamos entender para onde o país está indo, e o que norteia isso sãoos sonhos da população. Já que é uma projeção de futuro, optou-se porfazer uma pesquisa sobre o jovem brasileiro”, relatou.
A pesquisa, realizada em fases qualitativas e quantitativas, estudoujovens de 18 a 24 anos, entre 2009 e 2011. Conforme Oyamada, essa faixaé um centro de influência aspiracional para os mais jovens, que desejamchegar a essa idade, e inspiracional para os mais velhos, que relembramcom nostalgia essa etapa de suas vidas. “Esse é o momento em que ojovem tem uma certa autonomia, mas ainda com liberdade com relação aemprego, família”, explicou.