Palestra revela os sonhos dos jovens brasileiros

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Acadêmicos de diferentes cursos, principalmente da Faculdade de Artes eComunicação da Universidade de Passo Fundo (Fac/UPF) participaram deuma palestra que revelou a identidade e os sonhos dos jovens do Brasil.A atividade aconteceu na noite de quinta-feira, 20 de outubro, quantoAlexandre Miliorini Oyamada e André dos Santos Gravatá, representantesdo instituto de pesquisas Box 1824, apresentaram resultados da pesquisa“O sonho brasileiro”, que buscou ouvir e entender a primeira geraçãoglobal de brasileiros.
A pesquisa e sua motivação
Oyamada, que faz parte da equipe Box 1824, explicou que a pesquisasurgiu do desejo da empresa de desenvolver uma ação relevante deresponsabilidade social. “Buscamos formas de realizar algo pelasociedade, então surgiu a ideia de fazermos o que melhor sabemos fazer- pesquisa - só que pela comunidade”, explicou.
Em 2009 o estudo iniciou, sem viés de consumo ou fins lucrativos. Atemática veio da percepção de um momento inédito no país, que se firmacomo importante ator mundial e encontra a sua primeira geração dejovens globais, nascidos em um mundo hiperconectado. “Em 2009 o Brasilfoi eleito para sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas e saiu na capado The Economist, conquistando grande projeção no cenário mundial.Queríamos entender para onde o país está indo, e o que norteia isso sãoos sonhos da população. Já que é uma projeção de futuro, optou-se porfazer uma pesquisa sobre o jovem brasileiro”, relatou.
A pesquisa, realizada em fases qualitativas e quantitativas, estudoujovens de 18 a 24 anos, entre 2009 e 2011. Conforme Oyamada, essa faixaé um centro de influência aspiracional para os mais jovens, que desejamchegar a essa idade, e inspiracional para os mais velhos, que relembramcom nostalgia essa etapa de suas vidas. “Esse é o momento em que ojovem tem uma certa autonomia, mas ainda com liberdade com relação aemprego, família”, explicou.

Acadêmicos de diferentes cursos, principalmente da Faculdade de Artes eComunicação da Universidade de Passo Fundo (Fac/UPF) participaram deuma palestra que revelou a identidade e os sonhos dos jovens do Brasil.A atividade aconteceu na noite de quinta-feira, 20 de outubro, quantoAlexandre Miliorini Oyamada e André dos Santos Gravatá, representantesdo instituto de pesquisas Box 1824, apresentaram resultados da pesquisa“O sonho brasileiro”, que buscou ouvir e entender a primeira geraçãoglobal de brasileiros.


A pesquisa e sua motivação

Oyamada, que faz parte da equipe Box 1824, explicou que a pesquisasurgiu do desejo da empresa de desenvolver uma ação relevante deresponsabilidade social. “Buscamos formas de realizar algo pelasociedade, então surgiu a ideia de fazermos o que melhor sabemos fazer- pesquisa - só que pela comunidade”, explicou.
Em 2009 o estudo iniciou, sem viés de consumo ou fins lucrativos. Atemática veio da percepção de um momento inédito no país, que se firmacomo importante ator mundial e encontra a sua primeira geração dejovens globais, nascidos em um mundo hiperconectado. “Em 2009 o Brasilfoi eleito para sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas e saiu na capado The Economist, conquistando grande projeção no cenário mundial.Queríamos entender para onde o país está indo, e o que norteia isso sãoos sonhos da população. Já que é uma projeção de futuro, optou-se porfazer uma pesquisa sobre o jovem brasileiro”, relatou.
A pesquisa, realizada em fases qualitativas e quantitativas, estudoujovens de 18 a 24 anos, entre 2009 e 2011. Conforme Oyamada, essa faixaé um centro de influência aspiracional para os mais jovens, que desejamchegar a essa idade, e inspiracional para os mais velhos, que relembramcom nostalgia essa etapa de suas vidas. “Esse é o momento em que ojovem tem uma certa autonomia, mas ainda com liberdade com relação aemprego, família”, explicou.

Gostou? Compartilhe