Tecnologia torna ensino mais atrativo

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os cerca de 200 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Wolmar Antônio Salton, localizada no bairro Bom Jesus, estão empolgados com o novo método pedagógico de ensino empregado pelos professores no último mês. O motivo foi a instalação de duas lousas digitais e o uso de netbooks pelas turmas. Os aparelhos, destinados através de um programa do governo estadual, busca fazer com que os alunos em situação de vulnerabilidade social acompanhem as tecnologias e tenham acesso à informática.
Rafaela Golçalves da Silva, aluna da 6ª série, diz que agora ela e os colegas estão mais interessados em vir para o colégio. “O nosso desempenho está melhor porque todos querem mexer no netbook e antes não tínhamos isso na escola. Quando era só para estudar nos livros a gente já desanimava”, conta. Ela diz que já foram trabalhadas as matérias de português, ciências, ensino religioso e inglês com as lousas digitais.
Chayene Manfron, da mesma turma, é um reflexo da mudança que a tecnologia traz. Antes tirava notas mais baixas. Hoje, com o complemento, Chayene se mostra interessada e diz que está mais fácil entender os conteúdos que são passados em aula. “Presto mais atenção porque é uma coisa diferente. Acho que minhas notas vão melhorar muito a partir de agora”, ressalta.
A diretora, Sely Feja, fala que a lousas digitais foram instaladas há um mês e os netbooks chegaram em agosto. Entretanto, desde o ano passado os professores estão sendo preparados para lidar com a tecnologia. Todos os meses professores de Porto Alegre vêm para mostrar como lidar com o programa e como melhor aplicá-lo em cada disciplina. “É um programa muito rico pedagogicamente que vai melhorar o conhecimento tanto dos professores quanto dos alunos”, enfatiza. Segundo a diretora, a escola da Wolmar Antônio Salton para ser beneficiada deu aos alunos uma oportunidade de ter acesso ao conhecimento, a tecnologia e a informática, visto que grande parte não tem computador em casa.
Atualmente somente dez netbooks estão disponíveis na escola para o uso dos estudantes. Apesar de o programa ser de um por aluno, a diretora diz que aos poucos eles estão sendo inseridos. “A programação é para que os equipamentos cheguem gradativamente”, ressalta.
A professora de história e geografia, Iara Nadal, diz que o novo método serve para atualizar e aproximar os alunos da escola. “Sempre digo que a educação usa o mesmo método da época do Brasil colônia. Então, temos que nos atualizar. Hoje estamos falando a linguagem dos alunos”, destaca.
Os cerca de 200 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Wolmar Antônio Salton, localizada no bairro Bom Jesus, estão empolgados com o novo método pedagógico de ensino empregado pelos professores no último mês. O motivo foi a instalação de duas lousas digitais e o uso de netbooks pelas turmas. Os aparelhos, destinados através de um programa do governo estadual, busca fazer com que os alunos em situação de vulnerabilidade social acompanhem as tecnologias e tenham acesso à informática.Rafaela Golçalves da Silva, aluna da 6ª série, diz que agora ela e os colegas estão mais interessados em vir para o colégio. “O nosso desempenho está melhor porque todos querem mexer no netbook e antes não tínhamos isso na escola. Quando era só para estudar nos livros a gente já desanimava”, conta. Ela diz que já foram trabalhadas as matérias de português, ciências, ensino religioso e inglês com as lousas digitais.Chayene Manfron, da mesma turma, é um reflexo da mudança que a tecnologia traz. Antes tirava notas mais baixas. Hoje, com o complemento, Chayene se mostra interessada e diz que está mais fácil entender os conteúdos que são passados em aula. “Presto mais atenção porque é uma coisa diferente. Acho que minhas notas vão melhorar muito a partir de agora”, ressalta.A diretora, Sely Feja, fala que a lousas digitais foram instaladas há um mês e os netbooks chegaram em agosto. Entretanto, desde o ano passado os professores estão sendo preparados para lidar com a tecnologia. Todos os meses professores de Porto Alegre vêm para mostrar como lidar com o programa e como melhor aplicá-lo em cada disciplina. “É um programa muito rico pedagogicamente que vai melhorar o conhecimento tanto dos professores quanto dos alunos”, enfatiza. Segundo a diretora, a escola da Wolmar Antônio Salton para ser beneficiada deu aos alunos uma oportunidade de ter acesso ao conhecimento, a tecnologia e a informática, visto que grande parte não tem computador em casa.Atualmente somente dez netbooks estão disponíveis na escola para o uso dos estudantes. Apesar de o programa ser de um por aluno, a diretora diz que aos poucos eles estão sendo inseridos. “A programação é para que os equipamentos cheguem gradativamente”, ressalta.A professora de história e geografia, Iara Nadal, diz que o novo método serve para atualizar e aproximar os alunos da escola. “Sempre digo que a educação usa o mesmo método da época do Brasil colônia. Então, temos que nos atualizar. Hoje estamos falando a linguagem dos alunos”, destaca.

Gostou? Compartilhe