As 120 toneladas de lixos produzidas diariamente em Passo Fundo, a partir desta quarta-feira, terão como destino: o município de Marau. Os resíduos sólidos serão depositados em um aterro sanitário da empresa Nova Era Indústria de Mineralização Ltda. Já o carregamento, na usina em Passo Fundo, e o transporte até a cidade vizinha, ficará sob a responsabilidade da empresa Eco Verde Prestação de Serviço de Coleta de Lixo, do município de Vila Maria.
Vencedoras da licitação realizada pela Prefeitura de Passo Fundo, as duas empresas assinarão um contrato emergencial com prazo de seis meses. Os valores pagos pelos serviços seriam definidos até o final da tarde de ontem. Na semana passada, o secretário do Meio Ambiente, Clóvis Alves, estimou um custo diário de R$ 10 a R$ 12 mil. Também estavam na disputa empresas das cidades de Palmeira das Missões, Giruá e Minas do Leão.
Para transportar os resíduos, a empresa Eco Verde utilizará caminhões basculantes, com local específico para o depósito de chorume (líquido formado pela decomposição de material orgânico), e equipamento apropriado no carregamento na usina. As duas empresas foram avaliadas e aprovadas pelo Núcleo de Gestão da Prefeitura, ainda na sexta-feira. A proximidade de Marau com Passo Fundo, foi um dos critérios levados em conta, em razão da redução dos custos nos transporte. “A partir desta quarta as empresas já estarão operando” garantiu Alves.
Reportagem de ON
Em matéria publicada na edição de domingo, ON demonstrou a necessidade de buscar alternativa de destinação do lixo em Passo Fundo. O problema se agravou a partir de dezembro do ano passado quando a Fepam indeferiu o pedido de construção de mais uma célula no aterro sanitário. A partir de um termo de ajuste entre Prefeitura e Ministério Público, ficou garantida a utilização da última célula até dezembro deste ano, mas o local está completamente esgotado. Segundo Alves, o lixo será levado para Marau até a implementação de uma nova tecnologia de destinação final. Ele garantiu que o edital para escolha do modelo de tecnologia e da empresa será publicado nesta quarta-feira, e permanecerá em aberto durante 45 dias, conforme prevê a lei.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas