Os vidros da igreja estão quase todos estilhaçados. No outro lado da rua, o prédio do ambulatório traz os sinais dos inúmeros arrombamentos e as paredes pichadas pelos vândalos. Na escola ao lado, o portão é mantido com o cadeado. Nas ruas, moradores convivem com a rotina de brigas, assaltos, e tráfico de droga em plena luz do dia. Reverter esse cenário no bairro Integração será o primeiro desafio do Programa Território da Paz no Rio Grande do Sul.
A partir do dia 22 de novembro, quando acontece o lançamento em Passo Fundo, com a presença do Governador do Estado, Tarso Genro, um conjunto de ações destinadas para a prevenção e repressão da violência, promete interferir diretamente na rotina dos moradores da grande Integração, formada pelos bairros: Jerônimo Coelho, Parque Recreio, Loteamento Parque do Sol, Loteamento Morada do Sol, Professor Schisler, Vila Xangri-lá, Jaboticabal, e Loteamento Boqueirão. O Programa também inclui o bairro José Alexandre Zachia, totalizando uma população de aproximadamente 21 mil pessoas.
Relatórios da Polícia Civil e Brigada Militar, sobre os índices de violência e de conflito pesaram na escolha das áreas. Os números foram analisados pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGMI), composto pela própria Secretaria de Segurança, e órgãos como Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Rodoviária Estadual.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas