A 11ª edição da Feira Regional de Economia Popular Solidária e Mostra da Biodiversidade – Fresol - foi um sucesso. A feira aconteceu durante três dias e encerrou neste domingo. Durante a tarde a organização já contabilizava mais de 20 mil visitantes no local. A atividade faz parte dos eventos do Outubro Ambiental.
Segundo o secretário executivo da feira, Ademar Marques, 110 expositores da região participaram do evento. “O impacto foi bastante significativo. Passo Fundo precisava de um espaço como esse. Vale ressaltar que não oferecemos só negócios. Tivemos um espaço cultural e de oficinas para quem quisesse participar”, ressaltou. Além disso, as pessoas podiam contribuir com a doação de alimentos para o Comitê da Cidadania e também levar mudas de árvores para casa.
Um Fórum sobre a consolidação da cadeia produtiva agroecológica e de produtos sustentáveis também foi realizado durante o evento, na sexta-feira. No debate, Marcio Mazzon, representante da Cáritas Arquidiocesana e integrante do Fórum Regional de Economia Solidária de Passo Fundo, destacou pontos positivos decorrentes de iniciativas como a Fresol- como a Lei da Economia Solidária, aprovada na Câmara de Vereadores de Passo Fundo em outubro de 2010, que difundiu o associativismo na região. Porém, segundo ele, demandas ainda precisam ser sanadas. “Precisamos tirar a lei do papel e implantá-la na prática. Além disso, precisamos de linhas de crédito especiais para a Economia Popular Solidária, para que ela tenha continuidade”, destaca Mazzon.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas