Ações contra a dengue são intensificadas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os termômetros mal começaram registrar temperaturas mais altas e as ações de combate a dengue já foram intensificadas. Ao todo, 32 agentes estão visitando residências, estabelecimentos comerciais ou de armazenagem e cemitérios para realizar vistorias.

A coordenadora da equipe dos agentes da dengue da Vigilância Ambiental, Ariane Marteninghe Dal Piaz, ressalta que as atividades contra a dengue se dividem em três. Uma delas é o levantamento de índice, onde os agentes visitam as residências e passam informação aos moradores. Além disso, é realizada a vistoria para a verificação de possíveis criadouros das larvas.

Outra atividade é o controle dos pontos estratégicos. Atualmente são 213 locais vistoriados quinzenalmente. “Esses pontos são locais que não tem como retirar e que acabam contendo água parada, como as borracharias, floriculturas e ferros velhos”, destaca. Caso haja algum problema o estabelecimento é alertado. Depois da próxima visita, se não estiver adequado a Vigilância Ambiental pode emitir uma notificação.

A terceira atividade é a instalação de armadilhas para verificar se há focos do mosquito. Atualmente estão instaladas 316 armadilhas em locais onde há uma maior movimentação de pessoas e veículos. As armadilhas são acompanhadas semanalmente. A coordenadora diz que apesar de todo o cuidado e acompanhamento dos agentes nesse ano já foram registradas a presença do mosquito nas armadilhas. Quando isso ocorre é feito um trabalho no local para evitar que eles se disseminem e eclodam. Para a profissional, há certa dificuldade em fazer com que a população entenda e coloque em prática as ações de prevenção ao mosquito. Muitas pessoas acham que como a dengue não é uma realidade no município não precisam cuidar dos vasos, pneus e recepientes com água parada. “As pessoas acabam relaxando e fechando os olhos para muita coisa”, diz.

Gostou? Compartilhe