Uma comitiva representando o segmento de saúde de Passo Fundo foi recebida pelo secretário de Saúde do RS, Ciro Simoni, nesta terça-feira. O deputado Diógenes Basegio (PDT), diretores do Hospital São Vicente de Paulo, Hospital da Cidade e Hospital Municipal, coordenadores regionais de saúde, secretário municipal de saúde e representante do Conselho Municipal de Saúde solicitaram ao representante da pasta o pagamento de Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) excendentes geradas nas instituições hospitalares do município.
Basegio, que é medico por formação e atua há mais de 20 anos, conhece bem a realidade dos hospitais da região e ressaltou ao secretário a urgência do pagamento dessas AIHs. “Sabemos muito bem que nossos hospitais vivem no sufoco. Por isso, temos uma preocupação muito grande sobre a necessidade que os hospitais têm sobre o repasse desses recursos”, salientou Basegio.
A AIH é o documento do SUS conhecido como “Autorização de Internação Hospitalar”. A AIH é originada quando um hospital ou uma unidade de saúde gera uma solicitação de internação hospitalar, e tem o objetivo de pré-validar os dados de internação.
Durante a reunião também foi abordada a necessidade de um novo estudo sobre o número de AIHs disponibilizados para Passo Fundo já que a demanda ano a ano cresce. Nos hospistais da cidade, há hoje, cerca de 3.500 AIHs execendentes. Segundo Ciro, está sendo feito um levantamento em todas as coordenadorias sobre as AIHs para buscar uma solução para essa situação.