Parceria da Prefeitura com o IFSul promove a cidadania

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Oferecer a possibilidade de inclusão digital a crianças que nunca, ou pouco tiveram acesso a informática, é o principal objetivo de mais uma parceria entre a Prefeitura Municipal, via Universidade Popular da Secretaria de Educação, com o Governo Federal, através do IFSul- Instituto Federal Sul-Riograndense, campus Passo Fundo. Há cerca de um mês, 24 alunos do 6º e 7º ano de duas escolas municipais do bairro São José, Benoni Rosado e Escola do Hoje, estão envolvidos na ação.

De acordo com a secretária de Educação, professora Vera Vieira, a intenção foi selecionar alunos que tem, ou tiveram, pouco contato com o mundo digital, justamente para iniciá-los de forma correta, utilizando o computador e a internet de maneira útil e segura. Na parceria, além de ter selecionado os alunos, a secretaria ainda fornece a alimentação e o transporte das crianças.

Sendo um projeto de extensão do Ifsul, intitulado “Promovendo a Inclusão Digital no Ifsul, campus Passo Fundo”, o instituto tem como professores dessas crianças, duas acadêmicas do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, e uma bolsista do curso Técnico em Informática. A coordenadora desse projeto, professora Silvani Lopes Lima, explicou que ele está sendo desenvolvido em duas etapas com esses jovens, com previsão de término para junho de 2012.

Ela destacou ainda, que essa ação propicia ao instituto se aproximar  cada vez mais da comunidade passo-fundense, como já vem acontecendo no  PROEJA FIC, que é outra parceria com Executivo, que visa a inclusão, só que nesta modalidade alunos carentes participam de aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) juntamente com uma qualificação profissional na área da Construção Civil.

A coordenadora da Universidade Popular, Maria Augusta D'Arienzo, ressaltou que o curso está prendendo a atenção das crianças justamente por não tratar somente de tarefas mais técnicas. “Além das monitoras desenvolverem as aulas  em cima de  softwares básicos, permitindo um aproveitamento escolar e futuramente profissional, elas estão ensinando  a partir da internet, com ênfase na importância das redes sociais e como elas devem ser utilizadas”, disse ela.

O prefeito municipal, Airton Lângaro Dipp, assinou há poucos dias um aditivo ao acordo de cooperação técnica entre Prefeitura e o IFSul visando a formação de uma nova turma para 2012, do PROEJA FIC. Isso vai permitir que novos alunos completem os estudos juntamente com uma capacitação profissional na área da construção civil, setor em franca expansão no município.

Fonte: Assessoria PMPF

Gostou? Compartilhe