Depois de uma semana marcada pelas manhãs frias e pela baixa umidade relativa do ar, o clima deve mudar um pouco a partir de segunda-feira, quando a chuva começa a aparecer pela região. Conforme o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, na quinta-feira (3) Passo Fundo registrou a umidade relativa do ar mais baixa do estado: 26%. Na sexta-feira (4), a umidade foi de 30% e a temperatura máxima, de 28ºC. Estes percentuais de umidade relativa são semelhantes ao clima do semiárido brasileiro ou do inverno na região centro-oeste.
Segundo Sampaio, este sábado (5) ainda será de sol e calor, com temperatura mínima de 13ºC e máxima chegando aos 30ºC. O céu fica claro a parcialmente nublado. No domingo, uma área de instabilidade entra na região e, associada ao aquecimento previsto para o período da tarde, deve trazer pancadas de chuva em áreas isoladas, mal distribuídas e de rápida passagem. A temperatura mínima deve ficar em 16ºC e a máxima, em 26ºC. Além disso, devido a algumas nuvens carregadas, não se descarta a possibilidade de descargas elétricas.
Na segunda-feira (7) as condições são semelhantes, mas com menor intensidade. A previsão aponta para chuvas no final da tarde, com pancadas em áreas isoladas e de rápida passagem. Na terça-feira (8), a previsão se repete. Nestes dois dias, a temperatura mínima fica em 15ºC e a máxima fica entre 24ºC a 26ºC.
Até agora, o mês de novembro não registrou chuvas. A média para o mês é de 141,4 milímetros. A previsão de chuvas para os próximos dias, no entanto, não é de grande quantidade. Conforme Sampaio, com as atuais condições, especialmente de baixa umidade relativa, aumenta a evapotranspiração do solo. Para repor esta umidade, somente com uma chuva de boa quantidade.