A Arquidiocese de Passo Fundo realizou no sábado (5), a Assembleia de Pastoral e Evangelização, oportunidade em que foi aprovada a realização da Missões Populares, que acontecerão nos próximos dois anos, quando será feito um amplo trabalho de formação e mobilização das lideranças e comunidades.
O encontro aconteceu na Casa de Retiros e teve como objetivo avaliar as atividades realizadas no triênio 2009 – 2011, bem como planejar a caminhada para os próximos anos. Participaram mais de 70 padres, leigos e religiosos das 54 paróquias, representantes de movimentos, pastorais, serviços e instituições da Igreja Católica, totalizando 170 pessoas. O arcebispo Dom Ercílio Simon, o bispo auxiliar Dom Liro Meurer e o bispo emérito Dom Urbano Allgayer participaram de toda a programação da Assembleia.
Segundo o coordenador de pastoral, padre Ladir Casagrande, a Assembleia, que acontece a cada quatro anos, vinha sendo preparada desde o mês de março deste ano. Todas as paróquias responderam um questionário para avaliar o 15º Plano de Evangelização e projetar as Missões Populares. A Arquidiocese realizou, nos últimos três anos, um amplo trabalho de aprofundamento dos sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma), com a produção de subsídios e a realização de grandes eventos. Segundo avaliação da assembleia, todo este trabalho ajudou os católicos a terem uma maior consciência da sua missão e aprofundou a unidade na caminhada evangelizadora.