Infestação de borrachudo deve ser informada à Vigilância

Setor da Secretaria Municipal de Saúde faz o controle da proliferação deste inseto através da aplicação de larvicida

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O aumento das populações de insetos, especialmente dos mosquitos, é comum nesta época do ano. Nas zonas próximas a rios e sangas, o problema acontece pela concentração do mosquito conhecido como borrachudo. Apesar de não ser transmissor de doenças, as picadas, ao serem coçadas, transformam-se em pequenas feridas que tornam-se incômodas.
Para evitar a proliferação desses insetos o setor de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, mantém um programa de aplicação de larvicida. Para tanto, é necessário que a população informe os locais onde o problema está acontecendo. De acordo com o coordenador do setor, João Matos, a ideia é mapear a cidade para saber onde existe maior concentração do borrachudo. “É comum que nesta época do ano o borrachudo se prolifere, principalmente próximo a rios e sangas, por isso pedimos que os líderes dos bairros nos comuniquem onde existe infestação do mosquito, para que possamos fazer o combate através da aplicação do larvicida específico”, alerta Matos.

Conforme o coordenador da Vigilância em Saúde, estes insetos costumam se reproduzir em água corrente, por isso a frequência do aparecimento nestes locais. “Na próxima semana receberemos a visita de pessoal do estado que vai nos auxiliar no mapeamento da cidade. Teremos esse apoio para detectar os locais onde o mosquito mais aparece”, comenta Matos.

Serviço

A Vigilância Ambiental em Saúde, setor da Secretaria Municipal de Saúde, solicita à população das localidades do interior do município que estão com problema de infestação com o mosquito borrachudo para entrar em contato com o setor, através de seu representante local. O contato dever ser feito até o dia 10 de novembro pelo telefone 3046 0073 ou pessoalmente no endereço: Rua Silva Jardim nº 727 / esquina R. Independência.

Gostou? Compartilhe