Feira do Livro encerra com recorde de vendas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Feira do Livro de Passo Fundo encerrou na noite deste domingo com números que expressam a importância do evento na cidade. Conforme o presidente da Associação dos Livreiros, Paulo Afonso Eberhardt, participaram 12 livrarias e 8 expositores, 35 autores locais e 14 autores do centro do país e 42 mil livros foram comercializados para as 100 mil pessoas que circularam nos 10 dias da feira. O resultado, conforme o livreiro Eberhardt, foi um aumento em média de 30% nas vendas e 20% no público, confirmando que o passo-fundense gosta de ler e a Feira é o grande ponto para a aquisição. O maior número de visitantes foi de crianças, resultado de um trabalho realizado nesta edição de trazer as escolas até a feira. “O maior ganho da Feira foi colocar os autores e os livros como principal atração. Trouxemos mais de 40 grupos de alunos para ouvir os autores falar sobre os seus livros. A Feira do livro é um comércio, mas a gente não pensa somente nas vendas. Procuramos focar mais nos autores e leitores”, avaliou.

Com o tema: “Tecnologia e Espiritualidade”, os livreiros direcionados as religiões comemoraram as boas vendas. A responsável pela livraria Seicho-no-ie, Ivete Dallaqua, explicou que nos dez dias do evento foram comercializados cerca de 450 livros.  “Vendemos cerca de 60% a mais do que venderíamos no mesmo período na loja. Foi um sucesso”, relatou. A proprietária da Livraria Delta, Silvana Rovani, comentou que o aumento do público foi determinante para as vendas neste ano, especialmente das crianças. “Foi acima das expectativas. Tivemos que reabastecer o estande diversas vezes. A praça esteve sempre cheia de crianças", disse.

 

Livros mais vendidos:

Entre os mais vendidos nessa edição estão dois livros de autores passo-fundenses. O livro “Caranhoto”, de Adelmir Sciessere, esgotou ficando em segundo lugar nos livros mais procurados. Outro livro bastante procurado foi o “Partido Comunista do Brasil no Norte do Rio Grande do Sul”, de Emerson Lopes Brotto. Confira outros livros mais procurados:

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, tradução José Herculano Pires

A Cabeça, de Steve Jobs

As Esganadas, de Jô Soares

Água para elefantes, de Sara Gruen

Um Homem Com Sorte, de Nicholas Sparks

Diário de um Banana, Jeff Kinney

 

Próxima edição

A meta dos organizadores da Feira é colocar em prática o vale-livro, um projeto para financiar a doação de livros as crianças com a participação dos empresários e prefeituras da região. O objetivo é que nenhuma criança saia da Feira sem um livro, especialmente as mais carentes. “A cada doação de R$ 5 mil, mil crianças receberão um livro de R$ 5”, explicou. Nesta edição, foram distribuídas 5 mil livretos de palavras cruzadas.

 

 

Gostou? Compartilhe