Com uma programação voltada para o debate da política municipal de resíduos sólidos, a 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente pretende definir, de forma coletiva, o norte para o que o município deve fazer com o lixo produzido pela população. O evento está marcado para esta sexta-feira, dia 18 de novembro, na Faculdade Anhanguera, numa promoção da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Assembleia Permanente de Preservação Ambiental (APPA) e Agenda 21 de Passo Fundo.
Além disso, serão avaliados os itens que evoluíram e o que ainda precisa ser efetivado desde as discussões da Eco 92, numa preparação para a Rio + 20, que acontece no próximo ano. Evento para o qual a conferência pretende mobilizar os passo-fundenses para a participação. Também serão escolhidos os delegados que irão participar da etapa estadual das conferências de Meio Ambiente.
Ao final do evento serão debatidos os itens do anteprojeto da Política Municipal de Resíduos Sólidos, um documento prévio, construído pelos órgãos ligados à preservação ambiental que apresenta algumas propostas. A ideia é que o anteprojeto possa nortear o Plano de Saneamento, que inclui a política de gerenciamento de resíduos sólidos. A elaboração deste plano já conta com recursos de R$ 400 mil do governo federal, através do PAC2.
Programação
Conferência Meio Ambiente
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Painel: A Política Municipal de Resíduos de Passo Fundo – Diagnóstico e Perspectivas
Coordenação: Rene Cecconello, vice-prefeito e secretário do Planejamento, Aline Pimentel Gomes, mestre em Engenharia Ambiental da UPF, Clóvis Alves, secretário do Meio Ambiente, Paulo Cirne, promotor público
11h – Debate e interlocução
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Apresentação cultural
14h – Painel: Rio + 20 em 2012 – Mobilização e participação de Passo Fundo
Coordenação: Carlos Eduardo Sander, integrante do Fórum da Agenda 21 de Passo Fundo
14h30 – Grupos temáticos
16h – Plenária de socialização, aprovação e encaminhamentos
17h – Encerramento
Seminário sobre RPPNs
Nos dias 23 e 24 de novembro, a partir das 8h 30, na Reserva Particular do Patrimônio Natural Maragato, será realizado o Seminário Sobre RPPNs, que vai debater diversos itens acerca do tema. Dentre eles estão o protocolo de intenção para a criação de duas novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) através da lei municipal. Uma delas é em uma área no Pulador, de propriedade do vereador Alberi Grando. A outra é de propriedade da família Andretta, que fica em uma área do rio Jacuí.