Escolas ganham Rede de Apoio

Projeto piloto da Promotoria Regional de Educação está em andamento em quatro escolas da cidade e já tem resultados

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Problemas simples de serem resolvidos em escolas muitas vezes demoram mais tempo do que o necessário em função da burocracia. A aquisição de algum móvel ou mesmo reparo de alguma coisa danificada muitas vezes independem da autonomia das direções para serem resolvidos, mas poderiam contar com o apoio da comunidade. O projeto Rede de Apoio à Escola (RAE) é uma iniciativa piloto da Promotoria Regional de Educação (PRE) de Passo Fundo que pretende dar mais autonomia às escolas na resolução dos problemas com o apoio de uma série de entidades colaboradoras.
A RAE surgiu de uma série de iniciativas desenvolvidas pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP) desde 2004. Neste ano, quatro escolas – duas da rede municipal e duas da rede estadual – foram indicadas para serem incluídas na iniciativa e servir de exemplo para o projeto que deve ser multiplicado na área de abrangência da PRE de Passo Fundo, e também em outras procuradorias especializadas do Estado. A ideia é envolver a comunidade e entidades para participar de forma mais ativa da vida das escolas.

Primeiro passo
A criação e instalação de comitês gestores em cada escola permitirá que elas tenham autonomia dentro do projeto RAE. Conforme a promotora Ana Cristina Ferrareze Cirne uma série de encontros foi realizada nas escolas para conhecer a realidade de cada uma e também para expor o projeto. “Nos deslocamos em mutirão para a escola e discutimos pontos fortes, dando ênfase a chamada psicologia positiva, e abordamos os pontos que eles consideram deficitários para que possamos trabalhar”, acrescenta. A intenção é a de compreender o funcionamento da escola, mas também a comunidade do entorno para que a qualidade da educação possa ser trabalhada, inclusive, extramuros.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas

Gostou? Compartilhe