Com o objetivo de aproximar uma instituição de pesquisa e de geração de conhecimentos, como é o caso da Universidade de Passo Fundo, de uma empresa que está despontando na geração de produtos que atendam à nova matriz energética, a BSBios, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira o reitor José Carlos Carles de Souza, e o diretor-superintendente da empresa, Erasmo Batistella.
Dentre os assuntos debatidos, destacou-se a necessidade do desenvolvimento de uma variedade de canola adaptada às condições climáticas da região de Passo Fundo. Conforme Batistella, tanto a Bsbios quanto o governo federal têm interesse em fomentar o desenvolvimento da produção de canola, uma cultura de inverno que não compete com a soja, revelando-se em mais uma alternativa aos produtores. “Hoje a canola plantada no estado necessita de sementes importadas. Gostaríamos de contar com o desenvolvimento de um cultivar que atendesse às características da nossa região”, destacou.
Batistella também informou ao reitor o novo produto desenvolvido pela Bsbios, os biolubrificantes, que atenderão à indústria metal-mecânica. Para a testagem desse novo produto o superintendente sugeriu uma parceria com os cursos de engenharia da UPF. “Estamos vivendo uma era de evolução tecnológica que necessita dessa aproximação entre o setor produtivo e a academia”, considerou. Outro tema tratado foi a experiência para a produção de biocombustíveis a partir de microalgas. De acordo com o reitor, um grupo de professores da UPF já demonstrou interesse em integrar a pesquisa, que já conta com resultados bastante positivos em outras regiões do Estado.
Na avaliação do reitor, excelentes resultados práticos podem ser obtidos com a aproximação da UPF e da Bsbios, especialmente na geração de novos conhecimentos e inovação tecnológica. “A UPF pode sim colaborar e participar dessas iniciativas que discutimos, atendendo as necessidades da indústria e oferecendo o que temos de mais importante, que é a inteligência e a inovação tecnológica, a partir dos nossos cursos e da capacidade de nossos professores”, referiu. Uma nova reunião técnica será agendada nos próximos dias, reunindo as equipes de trabalho.
UPF e Bsbios projetam parcerias
· 1 min de leitura