Inmetro intensifica fiscalizações

Durante período que antecede o Natal, órgão realiza operação específica em relação a brinquedos e decoração

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A proximidade com o período do Natal, que costuma aumentar a compra de brinquedos, é um dos motivos que leva o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) a intensificar a fiscalização nesta época do ano. Já que aumentam as encomendas por parte dos lojistas, com vistas ao incremento nas vendas, os fiscais precisam estar atentos para verificar a procedência dos produtos, especialmente se o Selo de Qualidade do Inmetro não é falso.

Conforme Umberto Rech, fiscal da área de qualidade do escritório local do Inmetro, entre novembro e dezembro são intensificadas as ações de fiscalização em todos os 156 municípios que compreendem a sua área de abrangência. “Costumamos fazer uma operação especial no período que antecede o Natal em todas as lojas que colocam à venda brinquedos e produtos de decoração, especialmente as lâmpadas natalinas”, explica.

De acordo com o fiscal, alguns produtos acabam sendo apreendidos por não estarem de acordo com as normas vigentes. Em outros casos ainda, os estabelecimentos são notificados e orientados a devolver os produtos ao fabricante e, em casos mais graves, podem ser interditados. “Procuramos avaliar se os brinquedos, por exemplo, contém a certificação do Inmetro e também se caso este selo não é falso”, avalia.

Além dos brinquedos, os objetos de decoração natalina também são alvo da fiscalização. Este ano, em especial, com a entrada em vigor da nova norma sobre os plugues e tomadas, a atenção precisa ser maior na venda destes produtos. A partir deste ano, somente podem ser comercializados produtos com plugues de três pinos.

Gostou? Compartilhe