O clima frio e chuvoso da manhã de terça-feira fez muita gente retirar dos armários os casacos do inverno que já estavam guardados. Embora ninguém espere dias de frio em novembro, a meteorologia considera normal episódios de temperaturas baixas nesta época em função de ainda estarmos na primavera. As condições já devem melhorar nesta quarta-feira com o retorno do calor e dias claros na região.
A entrada de ar seco e quente vindo trazidos do centro do país afastam a frente fria e a nebulosidade responsável pelas quedas na temperatura. Conforme o observador meteorológico da Embrapa Trigo Ivegndonei Sampaio as condições climáticas começam a melhorar na quarta-feira e o calor deve retornar na quinta e sexta-feira. Nesses dois dias as máximas não devem passar dos 30°C. Já no sábado e domingo as temperaturas podem ser superiores.
Primavera
Sampaio destaca que um sistema de baixa pressão atmosférica na região chegou a deixar as condições climáticas favoráveis à ocorrência de temporais, o que não se confirmou. A chuva calma e continua elevou o acumulado para quase a metade do esperado para novembro. “Não é uma anormalidade porque estamos na primavera e ela tem essa característica de ter três ou quatro dias seguidos de chuva”, pondera. As temperaturas máxima e mínima tiveram pouca oscilação na segunda e terça-feira o que aumentou a percepção do frio. Conforme o observador meteorológico, no ano passado, o mês de novembro teve dias com mínimas de 7°C. Nesse ano, a mínima para o mês foi de 9,2°C.