A usina de biodiesel de Passo Fundo ampliou a capacidade para produção de óleo destinada à fabricação do combustível em mais 158,4 mil toneladas por ano. Com a presença do governador Tarso Genro, a Bsbios inaugurou ontem a unidade de processamento de grãos. Contando com um investimento superior a R$ 130 milhões, a esmagadora ainda tem capacidade para produzir 660 mil toneladas/ano de farelo de soja destinado à ração animal.
O governador frisou a riqueza da base produtiva gaúcha e o potencial para ampliar o nível de independência relativo à produção e beneficiamento de produtos. O empreendimento constituído da parceria entre a Petrobras Biocombustível e a Bsbios possui um complexo industrial com três armazéns. Dois destinados para grãos com capacidade total de 120 mil toneladas e um para farelo com 62 mil toneladas. A capacidade de produção de biodiesel ao ano é de 160 milhões de litros.
De acordo com o diretor presidente da Bsbios, Erasmo Carlos Battistella, o investimento representa um passo importante para não apenas para a empresa, mas para a região e o Rio Grande do Sul. “A unidade possui capacidade para processar em média 850 mil toneladas de soja por ano, com potencial para consumir aproximadamente 10% da produção total do estado, o que traz importantes reflexos para a agricultura familiar, o agronegócio, o comércio e os serviços”, ressalta o empresário.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas
Veja ainda - Conteúdo exclusivo para versão impressa e digital:
Microeconomia é aposta para desenvolvimento sustentável - Programa de Microcrédito vai disponibilizar R$ 500 milhões em quatro anos de governo
Programa quer mudar realidade de 21 mil moradores de dois bairros - Tarso instala Territórios da Paz nos bairros Záchia e Integração