Durante três dias professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental da rede estadual de abrangência da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE), coordenadores pedagógicos e diretores estiveram reunidos para uma reeleitura do fazer pedagógico. O Seminário de Alfabetização e Letramento iniciou na segunda-feira e encerrou no final da tarde de ontem (23), no Salão Social, do Clube Juvenil.
O evento contou com atividades divididas em oito módulos e apresentou boas práticas de escolas. Entre os assuntos estiveram conceitos de alfabetização e letramento, o processo da alfabetização, desenvolvimento e aprendizagem, a pesquisa socioantropológica, ciências humanas e da natureza e a matemática.
Segundo a professora e funcionária do setor pedagógico da 7ª CRE, Carla Luisa Vicenzi, o objetivo principal é trabalhar a questão da progressão continuada centrando o foco no aprendizado do aluno.
Na prática, alfabetizar letrando é ensinar o aluno através do uso da leitura e da escrita no contexto das práticas sociais. “A intenção é fazer com que o professor faça uma reeleitura do seu fazer pedagógico, seja protagonista da forma de ensinar e aprender numa concepção em que o aluno é sujeito no processo alfabetizar letrando”, explicou Carla.