Estão abertas as inscrições para os agricultores interessados em construir açudes nas propriedades com o auxílio do município. A intenção é construir pelo menos quatro por mês. As informações são do secretário do Interior, Gilberto Simor. O objetivo é fazer com que os agricultores tenham uma fonte de reserva para irrigação e alimentação para o gado.
Simor diz que o projeto havia sido deixado de lado há algum tempo e que no mês que vem pretende retomá-lo. Serão feitas obras de açudes de 250 a 600 m². O valor será custeado principalmente pela própria Secretaria. “Talvez o proprietário possa contribuir. Isso tudo será avaliado entre o tamanho do açude e a questão social. Após a inscrição a Secretaria do Meio Ambiente também vai até o local para realizar uma vistoria”, explica.
Simor revela que até o momento já estão inscritas 20 pessoas. Destas, seis já foram selecionadas. O cronograma de realização das obras vai depender de cada distrito. “Se formos, por exemplo, para Bela Vista, faremos todos os selecionados daquela região. Temos que aproveitar que o maquinário estará por lá.
Para se inscrever o agricultor precisa apresentar identidade e escritura do terreno. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3311 1193 ou diretamente com cada subprefeito.
Inseminação artificial
A partir do próximo mês a Secretaria também irá retomar o serviço de inseminação artificial. O objetivo é proporcionar que a agricultura familiar fique no campo. “Vimos essa necessidade em virtude da nossa bacia leiteira”, destaca o secretário. A partir do dia 01/12 a Secretaria do Interior irá divulgar um telefone para os interessados realizarem um cadastro.