A Faculdade de Tecnologia Senac Passo Fundo, o Senac-RS foi desaprovada pelo MEC a partir dos resultados do IGC (Índice Geral de Cursos), o que inviabiliza a instituição de ampliar o número de vagas para o curso esclarece. No entanto, a diretora da unidade de Passo Fundo, Carla Fichtener Patines, esclarece que o índice divulgado não reflete a realidade atual da Faculdade, motivo porque a instituição solicitou ao Ministério da Educação a revisão dessa informação, que deveria levar em consideração o Enade 2011. “Estamos cientes das oportunidades de melhorias que temos, mas reafirmamos a qualidade do curso e da instituição, de modo que ficamos abertos para qualquer informação”, disse.
Segundo o Senac Passo Fundo, os dados apresentados pelo MEC referem-se à avaliação realizada no ano de 2008. Nesse ano, houve divergência na ponderação dos resultados, mas o Ministério entendeu que a Faculdade deveria aguardar o novo processo avaliativo. Os alunos do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia Passo Fundo responderam novamente ao Enade no dia 6 de novembro de 2011, mas esse resultado não foi considerado na presente divulgação.
Segundo a diretoria, a Faculdade de Tecnologia Senac Passo Fundo, posteriormente ao Enade de 2008, recebeu outras avaliações do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Em 2009, a Faculdade recebeu a comissão de avaliação in loco do MEC para fins de Recredenciamento da IES, cujo conceito recomendado foi três (03).
Também em 2010, a Faculdade recebeu a comissão de avaliação in loco do MEC para fins de Reconhecimento do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o conceito aferido pela comissão avaliadora foi três (03). “Essas notas são consideradas satisfatórias e representam o indicador de qualidade das instituições de ensino do país, de acordo com o Ministério da Educação”, conclui.