Hoje é o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para comemorar a data os dois locais que recebem os doadores, Hemopasso e o setor de hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, estarão realizando atividades diferenciadas para demonstrar o agradecimento e a importância desse ato. Somente uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas.
A coordenadora do setor de captação do Hemopasso, Alexandra Mazzoca, diz que nas últimas duas semanas têm sido feitas campanhas intensificadas para a captação de mais doadores. Deste então, os estoques estão estáveis. São cerca de 60 doadores por dia no local. “Ontem, por exemplo, fomos a Tapejara fazer uma ação. Foram mais de 40 jovens, com menos de 18 anos, acompanhados dos pais, participando. Foi muito legal. Eles compareceram e expressaram o desejo de se tornarem doadores voluntários”, avalia a coordenadora.
Embora o estoque esteja tranquilo, Alexandra ressalta que o local necessita de doações constantes de todos os tipos de sangue. Ela explica que os hemocomponentes das plaquetas são necessários para a utilização de tratamentos como quimioterapia e leucemia.
No setor de Hemoterapia do HSVP a situação não é diferente. A luta para fidelizar os doadores e conseguir manter a média de 1.200 doadores por mês é diária. “Hoje em dia acontece muito das pessoas virem doar por ter algum parente ou amigo internado. Esse é o nosso grande desafio, transformá-los em voluntários”, destaca a responsável técnica pelo setor, Cristiane Rodriguez de Araujo.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas