O menino humilde, que se apaixonou pela profissão ouvindo conversas de repórteres na praça Marechal Floriano, enquanto cumpria o ofício de engraxate para ajudar no sustento da casa, recebeu terça-feira à noite, no teatro Dante Barone, na Assembléia Legislativa, em Porto Alegre, o prêmio Jornalista Destaque do Interior, promovido pela Revista Press. Dono de uma das vozes mais marcantes no rádio gaúcho, o jornalista Acácio Silva, 55 anos, teve o trabalho de três décadas reconhecido pelo público, que mobilizou as redes sociais e votou através da internet, e também por uma comissão de jurados. O prêmio teve a participação de 490 profissionais, divididos em 15 categorias.
Acácio dedicou o troféu aos cinco filhos, em agradecimento pela compreensão deles durante os momentos em que teve de se ausentar para cobrir alguma pauta. E não foram poucos. Com 33 anos de carreira, passou pelos jornais locais, entre eles O Nacional, foi correspondente de Zero Hora e repórter da antiga rádio Passo Fundo. Há 22 anos, é repórter policial da Rádio Uirapuru e há 16 atua como correspondente do jornal Correio do Povo e rádio Guaíba.
Mas, mesmo antes de sentar diante de uma máquina de escrever ou de falar em um microfone, Acácio já levava informação às pessoas. Atuando como jornaleiro dos dois jornais da Capital, aproveitava o trabalho para ler as notícias e apreciar o trabalho. Torcedor do Gaúcho, era figura assídua no estádio Wolmar Salton, mas na maioria das vezes, esquecia do jogo para prestar atenção no trabalho dos repórteres de campo.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas