O projeto Governador Pergunta, trata-se da primeira assembleia digital do Brasil, uma nova ferramenta de participação desenvolvida pelo Gabinete Digital do Governo do Estado. O objetivo é promover o debate público sobre grandes temas e coletar, junto à população, subsídios para a construção de políticas públicas.
A primeira edição do Projeto, lançado no dia 09 de novembro, tem como tema "atendimento e acesso à Saúde Pública". A saúde foi escolhida por ser um assunto de maior interesse entre os gaúchos. O tema liderou a escolha de 26 dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e foi um dos preferidos na votação de prioridades para o Orçamento Estadual de 2012.
O coordenador executivo do Gabinete Digital, Fabrício Solagna, explica que as pessoas vão poder enviar suas idéias para melhorar o atendimento na saúde pública e essas idéias serão recebidas aqui pela equipe, serão condensadas como propostas que podem ser implementadas e depois disso, elas serão colocadas em votação para que 50 delas sejam priorizadas, tornado-se assim um caderno de propostas que depois, os proponentes, serão chamados no Palácio Piratini para discutir essas idéias com o próprio governador”.
Para popularizar e facilitar o acesso dos gaúchos ao Gabinete Digital foi disponibilizado no Estado nove pontos fixos, um deles em Passo Fundo. Na cidade foi instalado um ponto fixo digital junto a Procergs, no centro da cidade. Segundo o coordenador regional da Procergs Passo Fundo, Maurício Azevedo da Silveira, no local está sendo disponibilizado um computador para as pessoas que não tem acesso a internet poder acessar o Gabinete Digital e mandar sua proposta. No local há um técnico para auxiliar o cidadão a usar a ferramenta. A Procergs fica aberta das 8 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia e está localizada na rua Independência, 774.
Nesta primeira edição do Governador Pergunta, a população está sendo convidada a responder: "Como podemos melhorar o atendimento e o acesso à Saúde Publica?"
Numa segunda fase do processo, que são as propostas, pode ser feito dentro de cinco temas estratégicos para a Saúde: Cuidado Integral, Política de Medicamentos, Saúde da Família, Regionalização e Urgência e Emergência.A terceira fase é de sistematização das propostas e votação das mais importantes. Essa fase de votação inicia nessa segunda-feira, dia 28 de novembro e segue até dia 09 de dezembro. Mesmo neste período, as pessoas podem continuar enviando suas propostas. As 50 mais votadas (10 de cada tema) vão receber uma resposta do governo e subsidiar a formulação de políticas públicas para a saúde. Seus autores serão convidados para um evento presencial com o governador, no dia 14 de dezembro, para discussão das propostas, o encontro será transmitido ao vivo pela internet. Todo o processo, incluindo mobilização da sociedade, recebimento, sistematização e priorização das propostas e resposta do Governo do Estado, deve durar em torno de 30 dias.