Divórcios aumentaram 50% em dois anos

Os dados do IBGE mostram que os passo-fundenses nunca se divorciaram e casaram tanto.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Depois da entrada em vigor da nova lei dos divórcios, em junho do ano passado, ficou mais fácil se separar. A etapa de separação foi extinta, reduzindo o tempo do processo, que antes levava pelo menos dois anos. Pela antiga regra, para desfazer a união precisava primeiro se separar para, só então, dali a dois anos, poder se divorciar. Já a atual lei. O resultado destas mudanças refletiu diretamente sobre o número de casais que se divorciaram em 2010, segundo as Estatísticas do Registro Civil 2010, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (30).

Foram 257 divórcios, um aumento de mais de 50% sobre o ano de 2008, quando apenas 125 casais deram fim ao relacionamento. A taxa geral de divórcio atingiu, em 2010, o seu maior valor, 1,4‰, ou seja, 1,4 para cada mil casamentos. Por outro lado, a taxa geral de separação teve queda significativa, chegando a 0,8‰, o menor índice da série histórica, iniciada em 1984, quando aconteciam 1,4 separações para cada mil uniões. No Brasil, o índice de divórcio foi de 1,8% e taxa geral de separação ficou em 0,5%.

Assim como ficou mais fácil separar, mais casais resolveram casar. Neste caso, o aumento foi de 100% em seis anos. Em 2004, quando o IBGE iniciou a contagem, foram registrados 601 casamentos. Já no ano passado, mais de 1,2 mil casais oficializaram a união em Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe